Alentejo recebe mais um exercício militar internacional, com 1500 militares e 26 meios aéreos no terreno

Exercício da Força Aérea em Beja
Foto: Força Aérea

A Força Aérea organiza o exercício europeu multinacional “Hot Blade 2021”, de 16 a 30 de junho, na Base Aérea N.º 11, em Beja, no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA).

O HB2021, planeado pelo Comando Aéreo, conta com a participação de cerca de 1500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda.

Neste exercício participam ainda controladores aéreos avançados (JTAC’s) da Bélgica e observadores da Eslováquia, Itália e Sérvia.

Segundo a Força Aérea, “o objetivo geral do exercício passa por aumentar a interoperabilidade de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito atuais e missões de apoio humanitário.”

As missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, com a preocupação de diminuir o impacto no meio ambiente e na população.

A Força Aérea deixa ainda claro que “sob recomendação da Direção-Geral da Saúde, serão estabelecidas áreas segregadas e implementadas medidas de prevenção, incluindo a realização de testes semanais à COVID-19 a todos os participantes, de forma a garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento das operações aéreas.”