InícioÚltimasAlentejo Litoral: Parque Eólico...

Alentejo Litoral: Parque Eólico das Cachenas com 19 aerogeradores em fase ambiental preliminar

A instalação de 19 aerogeradores no Alentejo Litoral, no âmbito do projeto do Parque Eólico das Cachenas, encontra-se atualmente em consulta pública até ao dia 14 de janeiro de 2026, no âmbito do Procedimento de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental.

A instalação de 19 aerogeradores no Alentejo Litoral, no âmbito do projeto do Parque Eólico das Cachenas, encontra-se atualmente em consulta pública até ao dia 14 de janeiro de 2026, no âmbito do Procedimento de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental.

Este procedimento tem como finalidade identificar, analisar e selecionar as vertentes ambientais significativas que poderão ser afetadas pela implantação do parque eólico, definindo os fatores que deverão ser objeto de avaliação detalhada no futuro Estudo de Impacte Ambiental.

Consulta pública antecede decisão sobre o projeto

A decisão a tomar nesta fase não corresponde a uma decisão sobre a concretização do projeto. O Procedimento de Definição de Âmbito incide exclusivamente sobre o conteúdo e o alcance do Estudo de Impacte Ambiental.

A eventual decisão sobre a instalação dos 19 aerogeradores no Alentejo Litoral apenas ocorrerá após a conclusão do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, que inclui a elaboração do Estudo de Impacte Ambiental, a sua análise pelas entidades competentes e nova fase de consulta pública.

Projeto abrange vários concelhos do Alentejo Litoral

O Parque Eólico das Cachenas encontra-se em fase de estudo prévio e prevê a instalação de 19 aerogeradores, com uma potência unitária de 6,8 megawatts, correspondendo a uma potência total instalada de cerca de 129,2 megawatts.

A área de implantação do projeto abrange territórios dos concelhos de Odemira, Sines e Santiago do Cacém, inseridos na sub-região do Alentejo Litoral.

O projeto inclui ainda a construção de uma subestação elétrica e de uma linha elétrica aérea de 150 kV, destinada à ligação à subestação da unidade de produção de hidrogénio da Galp, localizada na Zona Industrial e Logística de Sines.

Enquadramento no processo de Avaliação de Impacte Ambiental

O Procedimento de Definição de Âmbito constitui uma fase preliminar do processo de Avaliação de Impacte Ambiental e visa estabelecer quais os fatores ambientais que deverão ser analisados com maior detalhe, nomeadamente biodiversidade, recursos hídricos, solos, paisagem, ordenamento do território, património cultural e populações potencialmente afetadas.

Durante o período de consulta pública, os cidadãos, entidades e organizações interessadas podem apresentar observações e contributos, que serão ponderados na definição final do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental.

A decisão final sobre o projeto apenas será tomada após a conclusão de todas as fases legais do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Governo declara eixo elétrico entre Ferreira do Alentejo e Sines como projeto de imprescindível utilidade pública

O Governo declarou de imprescindível utilidade pública a implementação do eixo elétrico entre Ferreira...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Odemira: Protocolo para prevenir incêndios rurais no concelho

A Câmara de Odemira celebrou um protocolo de cooperação com o Grupo de Trabalho...

Festival Sete Sóis Sete Luas leva a Odemira música, circo, gastronomia e flamenco

Música, circo contemporâneo, gastronomia e flamenco marcam a programação do Festival Sete Sóis Sete...

Município de Odemira lança concurso de 742 mil euros para requalificar o CM 1229 e recuperar taludes

A Câmara Municipal de Odemira lançou um concurso público para a empreitada de beneficiação...

Sines: Associação Empresarial e Católica-Lisbon School celebram protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e a Católica-Lisbon School of Business & Economics...

DOCAPESCA lança concurso de 1,2M€ para requalificar fábrica de gelo do Porto de Sines

A DOCAPESCA – Portos e Lotas lançou um concurso público para a reabilitação da...