Terça-feira, Abril 16, 2024

Alentejo: Já se iniciou a marcação de um novo Caminho de Santiago que tem início em Badajoz

- Pub -

Começou, esta semana, a ser marcado mais um Caminho de Santiago da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, este caminho que tem como ponto de partida Badajoz, em Espanha.

ODigital.pt falou com Pedro Beato, responsável por este projeto na ERT, que nos começou por explicar que “este é um projeto que a Entidade Regional de Turismo desenvolveu nos últimos dois anos, ao todo, estamos a falar de 1400 quilómetros de Caminhos de Santiago, 44 concelhos, portanto, ao todo, dos nossos 58 concelhos, nós temos 44 envolvidos e, portanto, é de facto, é um projeto que envolve a região que envolve o interior, o litoral, o norte, o Sul, o centro, é um projeto que representa bem este espírito coletivo daquilo que é a marca Alentejo e Ribatejo”.

Revelou Pedro Beato que “vamos agora juntar também a Espanha, no espaço de poucas semanas vamos marcar Badajoz para Elvas, até Estremoz, passando por Vila Viçosa e Borba, mais 80 quilómetros dos nossos Caminhos de Santiago e, portanto, é aqui também a forma de irmos buscar o mercado que está aqui ao lado, peregrinos estão aqui ao lado todos aqueles que querem conhecer o Alentejo de uma outra forma.

Sobre este novo caminho o responsável disse que “já começámos a sinalizar aquele que vai ser o Caminho da Raia. É o caminho que faz Badajoz a Estremoz, que vai cruzar até ao caminho nascente que vai desde Mértola, Beja, Évora, Estremoz e que termina em Nisa e, portanto, até ao Verão vamos ter mais essa aposta”.

Já sobre os Caminhos de Santiago da ERT Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, explica que “nós lançámos o projeto em setembro de 2019, entretanto, meteu-se o inverno e após o inverno chegou a Covid-19 e, portanto, nós que pensamos que 2020 seria o ano 0, acabou por ser o ano -1. Apesar de termos tido alguns peregrinos a fazerem os nossos caminhos, não foi como estávamos à espera devido a todas as circunstâncias, mas agora com as fronteiras abertas, aeroportos disponíveis, é com muita expectativa que este ano será a rentrée da nossa atividade do nosso setor, para que rapidamente consigamos atingir os números de 2019 e acredito mesmo que iremos até superá-los.

Pedro Beato destacou ainda ter sido esta a primeira região do país a ter os Caminhos de Santiago certificado, referindo que “nós fomos os primeiros caminhos certificados do país e isso também para nós representa com muito agrado, com muito afinco, este trabalho de empenho, de dedicação de todos para além da região de turismo, das nossas equipas, dos nossos autarcas, dos nossos técnicos, das autarquias que connosco trabalham com os empresários que este facto revela bem o dinamismo da região”.

O responsável considera que este é um produto turístico diferenciador, pois, “significa património, cultura, tradição, gastronomia, o sentir e o viver, portanto, é um produto muito interessante e de bandeira internacional.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Évora: Estendal solidário oferece roupa ou sapatos a quem precisar

Peças de vestuário ou sapatos são alguns dos artigos que se encontram num estendal colocado, até quarta-feira, no Jardim...