Alentejo com 15,9M€ para projetos que modernizem os centros urbanos

Os centros urbanos de diferentes regiões poderão candidatar-se a um apoio de 81 milhões de euros para “construir e concretizar parcerias para investimentos comuns”, estando abertos os avisos para o efeito até 30 de novembro, anunciou hoje o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial, tutelado por Ana Abrunhosa, refere que o objetivo destes projetos, financiados por fundos europeus, é “promover cidades inovadoras e mais sustentáveis e com estratégias de digitalização que fomentem territórios inteligentes”.

Na nota é referido que os avisos que permitem aos centros urbanos de diferentes regiões do país concorrerem a este financiamento estarão abertos até 30 de novembro.

“Constituem um instrumento inovador do Portugal 2030 para que, em cooperação, estes centros urbanos possam responder a desafios ou apostas comuns, escolhidas por si, através de investimentos partilhados”, é indicado na nota da tutela, explicando que os projetos submetidos deverão estar enquadrados em temáticas como a sustentabilidade, inovação e digitalização.

A dotação financeira dos avisos é variável mediante a região do país a que se destina, estando alocados 1,4 milhões de euros para o Norte (comparticipação máxima até 85%), 25 milhões para o Centro (comparticipação máxima até 85%), um milhão para Lisboa (comparticipação máxima até 40%), 15,9 milhões para o Alentejo (comparticipação máxima até 85%) e 23,9 milhões (comparticipação máxima até 60%) para o Algarve.

Segundo a tutela, o Norte abriu também um aviso dedicado a redes dentro da própria região, com uma dotação de 13,6 milhões de euros.

“Nesta 1.ªfase deverão ser apresentadas iniciativas estratégias e planos de ação que, consoante a natureza e qualidade da parceria, a coerência da proposta e o valor acrescentado da mesma, serão avaliadas com vista à qualificação para a fase seguinte”, adianta também o Ministério da Coesão Territorial.

A apresentação das candidaturas é feita através do Balcão2030 (https://balcaofundosue.pt/), podendo, em caso de dúvidas, ser contactadas as comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo(CCDR-LVT) ou a Linha dos Fundos (linhadosfundos@linhadosfundos.pt/ 800 10 35 10 – linha gratuita).

Veja também:

Câmara de Elvas promove campanha para incentivar compras no comércio local

A Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, vai promover uma campanha para apoiar...

Estremoz inaugurou investimento de 430 mil€ na Mata Municipal e prepara nova fase de requalificação para 2027 (c/fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou, este sábado, 17 de outubro, a primeira fase...

Fundação EDP abre candidaturas a apoios de 15 mil euros para veículos elétricos

As entidades do setor social podem candidatar-se, até 30 de novembro de 2026, a...

2ª vaga de descobertas “com vagar”: Alentejo renova convite às escapadinhas de outono e inverno

As aldeias, a cozinha regional, o artesanato e o contacto com a natureza estão...

Autarquias do Alentejo convidadas a aderir ao projeto Heróis da Fruta

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou um convite às câmaras municipais...

Novo livro aborda história, cultura e saberes do vinho de talha no Baixo Alentejo

 Uma ‘viagem’ pela história, cultura e saberes associados ao vinho de talha, uma das...

Sines: Coral Atlântico promove oficina de canto para maiores de 55 anos

O Coral Atlântico vai promover uma oficina de canto para pessoas com mais de...

Navigator lança programa para mobilizar até 84 milhões na fileira florestal

A The Navigator Company lançou a Rede de Fornecedores Inovadores, um programa que pretende...

Santiago do Cacém: Jornadas debatem competências e emprego para a transição energética

O Centro de Formação para a Transição Energética (CFTE) realiza as II Jornadas Técnicas...