InícioÚltimasAlentejo Central: GESAMB quer...

Alentejo Central: GESAMB quer implementar recolha seletiva porta a porta na região

A GESAMB, empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), quer implementar a recolha seletiva porta a porta na sua área de abrangência.

Em declarações a’ODigital.pt, Gilda Matos, técnica ambiental da empresa, destacou que o projeto vai «iniciar ainda este ano» e que deve começar «pelo canal HORECA», ou seja, pela hotelaria e restauração, «depois queremos alargar para o doméstico».

A técnica sublinhou ainda que está a ser desenvolvido um estudo para «definir zonas com grande potencial para essa recolha porta a porta», através da «cartografia e de outros indicadores».

«Queremos ser o mais eficientes possíveis no sentido de ir para zonas com maior densidade populacional, mas que ao mesmo tempo tenham espaço físico para poder ter contentores à porta», acrescentou.

Relembrou que há já um projeto deste tipo em Évora e Montemor-o-Novo e vincou que «não vamos tirar os ecopontos da rua».

«Já percebemos que temos de triplicar aquelas quantidades de material para cumprimento das metas de recicláveis e para isso temos de chegar próximo das pessoas», adicionou.

O primeiro passo para este projeto foi lançado recentemente, com a abertura de um concurso público para a aquisição de três carros elétricos no valor de 1,136 milhões de euros, que está sujeito a financiamento: «Têm o objetivo de aumentar a acessibilidade a zonas que outras viaturas não acedem».

Questionada se os “timings” do financiamento podem colocar em causa o projeto, Gilda Matos atirou que «o arranque não está sequer em causa», mas que «é sempre mais confortável avançar para estes processos com garantias».

Ainda assim, o arranque está «dependente» desses “timings”, o que não parece que «consigamos desbloquear em poucos meses». «Queremos avançar com isto ainda este ano e queríamos ter a garantia prévia de que o projeto é financiado. Mesmo assim, os equipamentos não vão deixar de ser adquiridos, se não existir financiamento», acrescentou.

Mais notícias

JF de Santiago do Escoural denuncia falhas no correio: “Uma carta do hospital não pode chegar depois da consulta”

A Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, denuncia atrasos...

Viana do Alentejo: Festival Ressoar quer mostrar que o mundo dos chocalhos “vai muito para além do objeto”

O concelho de Viana do Alentejo recebe, entre 19 e 25 de julho, a...

Ferramenta de satélite mostra como está o Alentejo na época de incêndios (c/dados)

Um novo mapa de satélite permite consultar a suscetibilidade ao incêndio nas freguesias de...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

UNITATE vai criar cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa “onde se toma café, mas também se pertence”

A Fundação UNITATE vai criar dois cafés comunitários em Borba e Vila Viçosa, num...

Antigo Colégio dos Jesuítas poderá acolher futura Biblioteca e Arquivo Municipal de Vila Viçosa

O antigo Colégio dos Jesuítas, em Vila Viçosa, poderá vir a acolher, no futuro,...

«Consigo chegar aos 84 anos a cantar como se tivesse 48»: José Cid conquista o público de Évora (c/fotos)

José Cid regressou este sábado ao palco da Feira de São João, em Évora,...

UHF levam rock à Feira de São João e António Manuel Ribeiro fala em “comunhão” com o público

Os UHF subiram esta sexta-feira ao palco da Feira de São João, em Évora,...

Estremoz presta tributo a André Soares, um exemplo de superação e dedicação

O Município de Estremoz homenageou, esta sexta-feira, o paraciclista André Soares com a inauguração...