InícioÚltimasAlentejo Central: Depressão Martinho...

Alentejo Central: Depressão Martinho danifica rede de fibra ótica e deixa municípios sem telecomunicações

A tempestade Martinho causou estragos significativos em várias regiões do país nos últimos dias, tendo provocado danos na rede de fibra da Rede Comunitária do Distrito de Évora (RCDE). Esta infraestrutura de comunicações eletrónicas em fibra ótica é propriedade da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e foi construída em 2008 com o objetivo principal de assegurar conectividade privada, segura e com um elevado débito para um conjunto de entidades designado por Grupo Fechado de Entidades (GFE).

De acordo com fonte da CIMAC, «a tempestade afetou um dos traçados da rede de fibra que ainda se encontra instalado de forma aérea, resultando na necessidade de reparação urgente». A mesma fonte esclareceu que «não se tratou de nenhum ataque informático, mas sim de um problema técnico decorrente dos danos físicos causados pela tempestade».

A empresa Altice, concessionária da rede, está a proceder aos trabalhos necessários para substituir mais de seis quilómetros de cabo danificado.

O problema técnico deixou vários municípios do distrito de Évora sem telecomunicações durante vários dias, incluindo as Câmaras Municipais de Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz e Borba, entre outros. Fonte da CIMAC garantiu que «o problema técnico será resolvido com a maior brevidade possível».

A CIMAC e a Altice mantêm-se em articulação para restabelecer o normal funcionamento da rede e minimizar os impactos negativos nos serviços das entidades afetadas.

Mais notícias

Detido suspeito de abuso sexual de enteada e maus-tratos a mulher e filho em Mora

Um homem de 46 anos, suspeito de ter abusado sexualmente da enteada menor e...

Parlamento recomenda revisão das leis da caça e aplicação das receitas no mundo rural

A Assembleia da República recomendou ao Governo que atualize e simplifique a legislação da...

Sines vai ter ligação direta aos Estados Unidos através do cabo submarino Nuvem da Google

A Google vai estabelecer em Sines uma das estações de amarração do novo cabo...

Museu Berardo Estremoz celebra 6.º aniversário com entrada gratuita e atividades para famílias

O Museu Berardo Estremoz celebra, no próximo sábado, 25 de julho, o seu sexto...

Câmara de Mora substitui válvula em Cabeção para reforçar abastecimento de água

A Câmara Municipal de Mora substituiu a válvula de controlo do nível de água...

Câmara de Santiago do Cacém lança concurso de 2,8M€ para requalificar Bairro da Atalaia em Vila Nova de Santo André

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou um concurso público para a requalificação...

Monforte: Assumar recebe primeira Milha José do Carmo em homenagem ao atleta de Monforte

A freguesia de Assumar, no concelho de Monforte, recebe no próximo sábado, 25 de...

Parlamento recomenda plano urgente para conservar a Anta Grande do Zambujeiro, em Évora

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação e o financiamento de um...

Suspeitos de furto na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz detidos pela GNR

A GNR deteve dois homens e uma mulher, com idades entre os 37 e...