O InnovPlantProtect (InPP) anunciou que António Saraiva, engenheiro agrónomo de 62 anos, assumiu agora o cargo de diretor executivo do laboratório colaborativo sediado em Elvas.
António Saraiva sucede a Pedro Fevereiro, que liderou a instituição nos últimos cinco anos.
Com uma vasta experiência nacional e internacional no setor agrícola, António Saraiva foi diretor-geral da Syngenta em Portugal e Espanha e desempenhou funções de liderança na África, Médio Oriente e Turquia. Presidiu ainda à Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (atual CropLife Portugal) e ao Conselho de Administração da Companhia das Lezírias. Mais recentemente, ocupou o cargo de Diretor Executivo da Portugal Nuts – Associação para a Promoção de Frutos Secos.
António Saraiva lidera uma equipa de 44 colaboradores com o objetivo de consolidar o papel do InPP como referência na proteção agrícola nacional, com foco em inovação e sustentabilidade. Segundo o novo diretor executivo, «é com enorme sentido de responsabilidade e grande motivação que inicio esta fase deste ambicioso projeto».
Pedro Fevereiro destacou que este é o momento certo para a transição, sublinhando a confiança na experiência e alinhamento de António Saraiva com os valores do InPP. Fevereiro continuará ligado à organização durante o período de transição, previsto para o mês de dezembro.
O InnovPlantProtect dedica-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a proteção de culturas mediterrânicas contra pragas e doenças, com foco na adaptação às alterações climáticas.