Alentejo: “A economia circular é um pilar da estratégia regional” afirmou Vice-presidente da CCDRA

Carmen Carvalheira

O auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) recebeu, esta terça-feira, com uma ação de dinamização e promoção do Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA).

Um fórum que agrega iniciativas e tem como objetivo promover a Economia Circular (EC) na região através de interações regulares e sistemáticas entre os agentes de governação e os agentes que operacionalizam a EC na Região.

O Fórum da Economia Circular (FECA) integra a componente de coordenação entre as diferentes entidades que o compõem, mas acima de tudo, é um espaço onde a CCDR Alentejo junto com os parceiros regionais discute a temática da Economia Circular através da troca de conhecimento, de contactos, de experiências, de projetos e da identificação de oportunidades ou constrangimentos da implementação de projetos associados à EC na Região.

A sessão de abertura contou com a presença da Vice-presidente da CCDRA, Carmem Carvalheira, que nas palavras proferidas referiu que “a economia circular é um pilar da estratégia regional de especialização inteligente e nesse sentido ela é transversal e pode aplicar-se a tudo aquilo que seja intervenção no território”.

A responsável frisou que o fórum, apesar das últimas reuniões terem sido realizadas via zoom “não esteve parado e agora estamos a trabalhar muito centrados em várias questões, como é o caso do bagaço da azeitona, queremos também trabalhar também a emissões de metano e vamos ainda juntar mais questões que sejam importantes em termos de circularidade para a estratégia do Alentejo”.

Já sobre os projetos apresentados na sessão Carmem Carvalheira salientou que “mostram bem o quão a circularidade é transversal, projetos muito diferentes na sua génese e que na realidade pretendem ser duplicados”.

Fique de seguida com as imagens desta sessão, numa reportagem de Hugo Calado: