Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Alentejo 2030: Programa vai lançar 35 avisos «até ao final de dezembro»

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, revelou aos jornalistas que o programa Alentejo 2030 via lançar avisos em breve.

«Para já, temos lançados 50 avisos», começou por dizer o presidente, mas prontamente atirou que vão ser lançados «47 avisos até maio do ano que vem», sendo que 35 deles serão já «até ao final de dezembro».

Isto significará «uma bolsa de 360 milhões de euros» para a região, segundo António Ceia da Silva.

«Com aquilo que já lançámos, estaremos em condições de lançar mais de metade dos valores do Quadro Comunitário de Apoio até maio do ano que vem», acrescentou, dizendo ainda que «isto é inédito».

O presidente da CCDR afirmou que tem esperança de que «não iremos atravessar os problemas que atravessámos com 2020».

«Foi um quadro comunitário mais difícil. Teve uma pandemia e uma guerra. Isso condicionou muito», realçou.

Desta forma, esclareceu que «houve muitos concursos desertos, houve falta de empreiteiros, houve custos acrescidos, houve valores que ficaram muito empolados nas candidaturas», mesmo que «tenhamos conseguimos atingir 103% de taxa de execução».

Em relação ao programa Alentejo 2020, o presidente vincou que, com tal taxa, a região «não vai perder um cêntimo deste quadro comunitário».

«Temos muito orgulho em ter sido a primeira região de convergência a atingir os 100% de taxa de execução e isso depende muito de quer da nossa dinâmica, mas também de todas as estruturas que permitiram que de facto nós atingíssemos estes números», atirou ainda.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Agricultores do Baixo Alentejo pedem que Estado pague vacina contra língua azul

A Federação dos Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) apelou hoje ao Governo para o Estado passar a suportar na...