Sexta-feira, Outubro 4, 2024

Alentejo 2030 lança “Parcerias para a Coesão Não Urbanas” em Quintos

A Casa do Povo de Quintos acolheu a cerimónia de apresentação das “Parcerias para a Coesão Não Urbanas”, um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento local no contexto do Programa Regional Alentejo 2030.

O evento contou com intervenções de Marisa Saturnino, vereadora da Câmara Municipal de Beja, Nuno Romão, coordenador da AD&C, e António Ceia da Silva, presidente da Comissão Diretiva do Programa Regional Alentejo 2030.

António Ceia da Silva destacou a importância desta iniciativa, sublinhando que o Alentejo é o primeiro a lançar este instrumento, o que implica “uma grande responsabilidade e um grande desafio”. Afirmou que o processo participativo, que envolveu cerca de 200 pessoas entre setembro de 2023 e maio deste ano, foi fundamental para definir o Aviso agora apresentado. Este Aviso está alinhado com as expectativas e necessidades dos territórios, garantindo a participação ativa de diferentes setores.

As “Parcerias para a Coesão Não Urbanas” foram descritas como uma resposta estruturada aos desafios das áreas rurais, com o objetivo de reforçar a capacidade dos territórios, promover parcerias locais sólidas, dinamizar a atividade económica e atrair novos investimentos e população para a região.

eia da Silva destacou o potencial inovador e sustentável destas áreas e sublinhou a importância de um esforço colaborativo entre o setor público, privado e social.

Tiago Teotónio Pereira, vogal do Programa Regional Alentejo 2030, reforçou a visão de que este instrumento é focado em estratégias de desenvolvimento local e referiu que as candidaturas, abertas até 20 de dezembro de 2024, podem ser apresentadas por consórcios liderados por entidades públicas ou privadas.

Telma Guerreiro, secretária técnica do PR 2030, esclareceu os presentes sobre o processo de candidatura, que conta com um financiamento indicativo de 8 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85% através do FEDER.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Évora: Segurança Social com cerca de meio milhão de euros para creches que praticam horário alargado (c/fotos)

Esta sexta-feira, dia 4 de outubro, decorreu a assinatura das Adendas referente ao Complemento para Creche com horário de...