O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso para apoiar intervenções ligadas à gestão sustentável da água e à conservação dos recursos hídricos na região.
Com uma dotação total de 1 milhão de euros, o aviso enquadra-se na prioridade de Ação Climática e Sustentabilidade e pretende reforçar o conhecimento e a capacidade de resposta do Alentejo perante a escassez hídrica e os efeitos das alterações climáticas.
Apoio a estudos e monitorização
O concurso destina-se a ações de monitorização e estudos que contribuam para uma gestão mais equilibrada entre a oferta e a procura de água, para o aumento da eficiência no uso dos recursos hídricos e para a melhoria do estado das massas de água.
O aviso pretende ainda reforçar o conhecimento sobre as disponibilidades hídricas atuais e futuras no território.
Quem se pode candidatar
Podem apresentar candidatura entidades da administração local e outras entidades da administração pública com competências na área dos recursos hídricos.
O aviso abrange a região do Alentejo, correspondente à NUTS II, com exceção das freguesias incluídas no território ITI Água e Ecossistemas da Paisagem-Alentejo.
Candidaturas decorrem até dezembro
A taxa máxima de cofinanciamento FEDER é de 85%. As candidaturas decorrem em cinco fases, com a primeira a terminar a 31 de julho de 2026, às 18h00.
As restantes fases encerram a 30 de setembro, 30 de outubro, 30 de novembro e 31 de dezembro de 2026, sempre às 18h00.



















