InícioEconomiaAlentejo 2030 atinge marco...

Alentejo 2030 atinge marco dos 100ME de fundos europeus aprovados

O programa regional Alentejo 2030 atingiu o marco dos 100 milhões de euros de fundos europeus aprovados e já colocou a concurso 562 milhões de euros de dotação num total de 92 avisos publicados, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indicou que o programa alcançou um “marco importante na sua trajetória”, ao serem atingidos, no final de 2024, os 100 milhões de euros de verbas comunitárias aprovadas.

“No total, o Alentejo 2030 apresenta já mais de 100 milhões de euros de fundo aprovado, refletindo a capacidade do programa em apoiar iniciativas alinhadas com as prioridades regionais e locais”, disse.

Este resultado, segundo a CCDR do Alentejo, “atesta o impacto direto na promoção de inovação, criação de oportunidades em setores estratégicos e na resolução de desafios públicos que afetam o território do Alentejo”.

“O programa regional tem também demonstrado uma importante capacidade de mobilização de recursos e atores regionais”, sublinhou.

Por outro lado, de acordo com a entidade, já foram colocados a concurso 562 milhões de euros de dotação num total de 92 avisos publicados.

Os avisos já publicados abrangem áreas como a inovação produtiva e de base local, o desenvolvimento sustentável, a qualificação dos recursos humanos e a criação de emprego, a inclusão social e a criação de serviços de interesse geral.

O organismo disse esperar que as ações desenvolvidas possam ter impacto visível “na melhoria das condições de vida, no reforço da economia regional e na preservação dos recursos naturais e culturais”.

No comunicado, a CCDR aludiu ainda ao seu compromisso de “garantir uma aplicação equitativa e eficiente dos fundos europeus disponíveis” neste programa para continuar a “transformar desafios em oportunidades e a promover uma região mais forte e inclusiva”.

O pacote financeiro do programa regional Alentejo 2030 ascende a 1.104 milhões de euros.

Mais notícias

Alentejo 2030 com 15,4M€ para reforçar e qualificar habitação social

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertos dois avisos de concurso, num montante de...

Alentejo 2030 prepara 22,4 milhões para levar internet de elevada capacidade a zonas de baixa densidade

O Programa Regional Alentejo 2030 prepara uma dotação de 22,4 milhões de euros para...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...

Aberto aviso de 1 milhão de euros para gestão da água no Alentejo

O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso para apoiar intervenções ligadas...

Alentejo 2030 abre concurso de 680 mil euros para reforçar adaptação às alterações climáticas

O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso com uma dotação de...

CCDR Alentejo estuda financiamento para ampliar matadouro do litoral alentejano

A CCDR Alentejo está a estudar a possibilidade de enquadrar em fundos comunitários o...

CCDR Alentejo lança plataforma para aproximar empresas dos fundos comunitários: “A primeira do país”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo lançou a Plataforma EREI...

Alentejo 2030 apoia com 4,5ME economia circular e infraestruturas tecnológicas

O programa Alentejo 2030 abriu dois concursos, com uma dotação global de 4,5 milhões...

PSD pede audição de CCDR e Alentejo 2030 sobre reprogramação de fundos europeus

O PSD requereu a audição urgente no parlamento do presidente da Comissão de Coordenação...