InícioAlentejoAlentejo 2030 apoia com...

Alentejo 2030 apoia com quase 9M€ investimentos no ciclo urbano da água

O programa Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso para apoiar investimentos na modernização das infraestruturas de água e eficiência no uso dos recursos hídricos, com uma dotação de quase nove milhões de euros, foi hoje anunciado.

O programa Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso para apoiar investimentos na modernização das infraestruturas de água e eficiência no uso dos recursos hídricos, com uma dotação de quase nove milhões de euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indicou que o concurso tem uma dotação de 8.997.000 euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.

“O aviso destina-se a apoiar projetos que contribuam para a reutilização, resiliência, modernização e descarbonização do ciclo urbano da água, no âmbito da implementação do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais”, precisou.

Segundo a CCDR Alentejo, o concurso pretende apoiar investimentos em baixa no ciclo urbano da água, abrangendo as áreas de saneamento de águas residuais, reutilização de água residual tratada, ações de sensibilização e informação e aproveitamento de águas pluviais.

“O objetivo é reforçar a qualidade e sustentabilidade dos serviços de água na região, promovendo serviços mais eficazes, eficientes e sustentáveis, bem como a valorização destes serviços junto das comunidades”, assinalou.

Os projetos a apoiar podem ser candidatados por entidades promotoras de investimentos em baixa no ciclo urbano da água.

Segundo a CCDR Alentejo, o prazo de candidaturas decorre em 10 fases, com a primeira delas a terminar no final deste mês e a última no dia 31 de dezembro.

“Este apoio pretende contribuir para a modernização das infraestruturas de água, a eficiência no uso dos recursos hídricos e a adaptação às alterações climáticas, reforçando a resiliência dos sistemas urbanos e a sustentabilidade ambiental na região”, acrescentou.

Mais notícias

Grândola: ACCIONA conclui remodelação e ampliação de ETAR de Tróia

A ACCIONA concluiu a remodelação e ampliação das Estação de Tratamento de Águas Residuais...

Albufeiras do Alentejo mantêm armazenamento acima da média de agosto

A albufeira de Alqueva encontrava-se a 84% da capacidade no dia 3 de agosto...

Aljustrel terá obra de 1,57 milhões para reforçar abastecimento de água

O abastecimento de água em Aljustrel vai ser reforçado através de uma empreitada avaliada...

Entidades do Alentejo recebem 738,8 mil euros para projetos em áreas protegidas

Quatro entidades com ligação ao Alentejo vão receber um total de 738,8 mil euros...

Alentejo 2030 com 4,5M€ para apoiar qualificação e revitalização de centros urbanos

O programa Alentejo 2030 tem candidaturas abertas para apoiar investimentos de qualificação e revitalização...

Alcácer do Sal lança concurso de 4,7 milhões para ampliar área empresarial

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal lançou o concurso público para a ampliação...

EDIA quer quantificar emissões de gases com efeito de estufa no Alqueva

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lançou um concurso público, com...

Parâmetro microbiológico obriga ao encerramento da piscina de Viana do Alentejo

A Piscina Municipal de Viana do Alentejo foi encerrada temporariamente depois de análises de...

EMAS assegura 1,68 milhões de euros para renovar 16,7 quilómetros da rede de água de Beja

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS) assegurou um financiamento comunitário...