InícioÚltimasAlentejo 2030 abre candidaturas...

Alentejo 2030 abre candidaturas para apoio a emprego e empreendedorismo social

O programa Alentejo 2030 tem abertas candidaturas ao aviso de concurso Apoio ao Emprego e Empreendedorismo Social, que tem uma dotação indicativa disponível de três milhões de euros, com financiamento comunitário, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revelou a abertura do período de candidaturas a este aviso de concurso, que conta com uma taxa de financiamento de 85%, através do Fundo Social Europeu (FSE).

A análise e a decisão das candidaturas serão efetuadas “em três fases”, concretamente em 13 de dezembro deste ano e em 14 de fevereiro e 14 de abril de 2025.

O Apoio ao Emprego e Empreendedorismo Social “constitui uma medida de política ativa de emprego à escala dos territórios, alinhada com objetivos de coesão territorial, social e igualdade de oportunidades, através da promoção do empreendedorismo e da criação de emprego”, explicou a CCDR.

Os principais objetivos deste aviso são “promover políticas ativas de emprego para reduzir a segmentação do mercado de trabalho e a precariedade laboral, alinhadas com o combate a outras desigualdades”.

Além disso, acrescentou, a medida pretende “enfrentar as disparidades internas nos territórios, com foco especial nas áreas de baixa densidade populacional e nas populações mais vulneráveis”.

“Nesse contexto, é essencial incluir o apoio à criação de empregos em entidades da Economia Social”, sustentou.

De acordo com a CCDR, podem beneficiar dos apoios concedidos ao abrigo deste concurso as entidades da economia social mencionadas no artigo 4.º da Lei n.º 30/2013, de 08 de maio, desde que estejam inseridas na área geográfica correspondente à NUT II (Nomenclatura de Unidade Territorial para Fins Estatísticos) do Alentejo.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

FRAJAL promove visitas às associações juvenis do Alentejo para reforçar participação cívica e valores europeus

A Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) está a desenvolver o projeto...

ASAE suspende 183 estabelecimentos em operação nacional de fiscalização à restauração

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de 183 estabelecimentos...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Redondo abre escavação arqueológica no Freixo e promove visita à Anta da Vidigueira

O Município de Redondo vai assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...

Delfins sobem ao palco este sábado na Feira Anual de Vila Nova da Baronia

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia prossegue este sábado, 18 de julho,...