InícioDesportoAlentejano Vicente Capela garante...

Alentejano Vicente Capela garante pódio para Portugal no Mundial Rotax

O piloto alentejano Vicente Capela conquistou este sábado, 6 de dezembro, o terceiro lugar na Final da categoria Rotax Mini Max do RMC Grand Finals, disputado no Circuito Internacional de Kart do Bahrein. O resultado garantiu o único pódio português na edição deste ano do Campeonato Mundial Rotax.

O evento reuniu campeões nacionais de quatro continentes. Entre 71 pilotos da sua categoria, Vicente Capela, natural de Beja, destacou-se ao longo de toda a semana de competição. A participação incluiu treinos, classificatórias, Pré-Final e Final, sempre com desempenho consistente.

A preparação começou nos treinos livres, nos quais a equipa definiu o acerto do kart para o traçado do Bahrein. No treino cronometrado, Capela alcançou o 14.º melhor tempo geral e partiu da quarta fila nas classificatórias. «Conseguimos um bom acerto desde os treinos livres, na tomada de tempos e fomos a fazer classificatórias até chegar à Pré-Final da minha categoria, que era o primeiro passo», afirmou.

A primeira corrida classificatória terminou com o piloto de Beja em nono lugar. Na segunda bateria, Capela subiu posições e terminou em quarto. No último Heat fechou em sétimo, garantindo posição no grupo da frente para a Pré-Final.

Na Pré-Final, Vicente Capela terminou em oitavo e assegurou a 12.ª posição da grelha para a Final. Antes da corrida decisiva, declarou: «Vou partir um pouco mais atrás, mas vou tentar ir buscar o pódio nesta Final, e se der, a vitória».

Na Final, disputada em 14 voltas, o piloto recuperou nove posições. Terminou em terceiro lugar e levou Portugal ao pódio do Mundial Rotax. «Estou muito feliz por levar a bandeira de Portugal ao pódio do Mundial Rotax. Não é uma competição fácil, com outros 71 campeões dos seus países na minha categoria. É muito emocionante conseguir este resultado para mim e para o karting de Portugal», referiu.

Esta foi a segunda presença de Vicente Capela no Campeonato Mundial Rotax. No ano anterior competiu em Sarno, Itália, na categoria Micro Max. O resultado no Bahrein confirma a continuidade da sua evolução no karting internacional.

O piloto regressa agora a Beja, onde irá assinalar a conquista e partilhar com a comunidade do automobilismo nacional o troféu alcançado no RMC Grand Finals.

Mais notícias

Beja: Festival Palavras Andarilhas no final de agosto

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas - Festa da Palavra Contada vai decorrer em...

Atleta de Arraiolos conquista três medalhas em meeting internacional de atletismo master

O atleta Pedro Peniche, de Arraiolos, conquistou três medalhas no 11.º Meeting Internacional de...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

João Barradas leva o acordeão a um palco sobre as águas no Alentejo

Entre formações rochosas, vegetação ribeirinha e as águas da Ribeira de Terges, o Pego...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...

Monforte: Assumar recebe primeira Milha José do Carmo em homenagem ao atleta de Monforte

A freguesia de Assumar, no concelho de Monforte, recebe no próximo sábado, 25 de...

GNR deteve 27 pessoas e apreendeu 619 doses de heroína no distrito de Beja

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 27 pessoas e...

Beja lança concurso de 2,4M€ para limpeza urbana da cidade

A Câmara Municipal de Beja lançou um concurso público internacional para a aquisição de...

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...