Alentejano Brigadeiro-general Jorge Bolas é a partir de agora Comandante da Unidade de Controlo Costeiro da GNR

Controlo Costeiro

O Brigadeiro-general Jorge Bolas, natural do concelho de Elvas, é o novo Comandante da Unidade de Controlo Costeiro.

O alentejano Brigadeiro-general Jorge Bolas tomou posse, na passada sexta-feira, como Comandante da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações da Unidade de Controlo Costeiro.

O Brigadeiro-general Jorge Bolas é natural de Santa Eulália, Elvas, e nasceu no dia 29 de dezembro de 1972. É licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana. Entre outras habilitações académicas, possui uma Pós-graduação em Direito e Segurança “I Estudos Avançados em Direito e Segurança”, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e uma Pós-graduação em Estudos Islâmicos, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

Dos diversos cursos da Guarda que possui destacam-se o Curso de Operações Especiais, o Curso de Segurança Pessoal a Altas Entidades, o Curso Sniper e o Curso de Contraterrorismo. Destacam-se ainda o Curso “Terrorism Targeting Operations Course” da Central Intelligence Agency Counterterrorism Training Group (EUA), o Curso “Hostile Vehicle Mitigation Course” da National Counterterrorism Security Office (Reino Unido) e o Curso “Special Operations – Witness Protection Course” do Colégio Europeu de Polícia (CEPOL). 

É ainda perito em Contraterrorismo do CEPOL para o Médio Oriente e Norte de África e Auditor em Segurança Interna.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:

– Comandante do 1º Grupo Operacional de Manutenção da Ordem Pública;

– Comandante do Pelotão de Operações Especiais;

– Oficial de Operações, Informações e Ligação da Rapid Response Unit da GNR na República Democrática de Timor-Leste (UNTAET);

– Adjunto do Comandante do Grupo de Ação de Conjunto (GAC) na Brigada de Trânsito;

– Ajudante-de-campo do Comandante-Geral da GNR;

– Assessor do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna;

– Adjunto do Chefe do Grupo Disciplinar de Preparação e Treino Militar na Academia Militar;

– Comandante de Destacamento, Oficial de Operações, Chefe da Secção de Operações e Informações e Chefe da Secção de Investigação Criminal na Brigada Territorial n.º 2;

– Comandante do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE);

– Representante Nacional na Rede Europeia de Contraterrorismo ATLAS;

– Chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Publicas do Comando Territorial de Lisboa;

– Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco;

– Comandante do Comando Territorial do Porto.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

A UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas, competindo-lhe, ainda, gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima.