Aldo Rebelo visitou património de Vila Viçosa e mostrou-se admirador de Florbela Espanca (c/fotos)

Aldo Rebelo em Vila Viçosa

A localidade de Vila Viçosa, no distrito de Évora, recebeu, este sábado, a visita do político brasileiro e candidato à presidência do Brasil, Aldo Rebelo.

Aldo Rebelo, natural de Viçosa, no Brasil, foi recebido em Vila Viçosa, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, pelo presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Viegas, pelos Vereadores, Tiago Salgueiro e Mónica Lobo e ainda pela presidente da Junta de Freguesia de N.S. da Conceição e São Bartolomeu, Paula Queiroz.

Nas declarações prestadas, Aldo Rebelo explicou que esta sua visita a Viça Viçosa deve-se ao facto de ser “natural da cidade de Viçosa, no Brasil, e tenho conhecimento dos laços não apenas da minha cidade, cujo nome tem origem no de Vila Viçosa, mas também pelo que Vila Viçosa representa para o Brasil”, acrescentando que “provavelmente o primeiro donatário da capitania de São Vicente, que hoje é o estado de São Paulo, Martim Afonso de Sousa tem a sua origem aqui em Vila Viçosa e uma parte das famílias da realeza portuguesa, com laços com o Brasil, também tem origem em Vila Viçosa.

Aldo Rebelo afirmou que todos os referidos laços de ligação “sempre despertaram a curiosidade de conhecer a localidade e de conhecer o município, e também porque muitos amigos meus portugueses que vivem no Brasil têm suas raízes familiares em Vila Viçosa e depois fiz amizade com o professor investigador Tiago Salgueiro e como vim a Portugal para fazer uma palestra na Faculdade de Direito de Lisboa, encontrei tempo para vir conhecer e corresponder essa curiosidade.

O reconhecimento de Vila Viçosa como Património da Humanidade é um ato de justiça que já tarda

Nesta receção, o presidente da Câmara Municipal falou a Aldo Rebelo sobre a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, tendo o politico brasileiro dito que “o reconhecimento de Vila Viçosa como Património da Humanidade é um ato de justiça que já tarda, pois, já deveria ter acontecido antes”, referindo ainda que “sei de casos de outras cidades, que não têm a mesma história tão antiga ,nem o mesmo património arquitetónico e que já alcançaram esse reconhecimento e disse ao presidente da Câmara que o que eu puder fazer para apoiar e ajudar farei porque reconheço como um ato de justiça esse título para Vila Viçosa.

Nesta visita a este concelho alentejano, Aldo Rebelo mostrou um grande interesse também pela vida de Florbela Espanca, tendo dito que “é uma poetisa apreciada, querida, muito admirada no Brasil, onde é muito divulgada, muito popular e creio que essa relação do Brasil com a poesia de Florbela Espanca constitui um laço afetivo importante entre Vila Viçosa e o Brasil, pela figura de uma das suas filhas mais ilustres e reconhecidas que é a poetisa Florbela Espanca.

Vai interceder por Vila Viçosa na votação da candidatura a Património Mundial e isso para nós é muito importante”.

Falámos com o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, que nos disse que “é uma visita importante para Vila Viçosa, pois, Aldo Rebelo é alguém que tem muito boas relações no Brasil com o poder político e principalmente com os embaixadores, onde certamente vai interceder por Vila Viçosa na votação da candidatura a Património Mundial e isso para nós é muito importante”.

O Autarca destacou ainda a ligação de Aldo Rebelo “à CPLP, que também é importante e em termos turísticos [esta visita] pode potenciar muito e ajudar a potenciar muito a nossa terra por terras do Brasil, que é também uma vertente que nós dissemos às pessoas que íamos trabalhar, que é a questão turística”.

Já sobre o interesse demonstrado por Aldo Rebelo na vida e obra de Florbela Espanca, Inácio Esperança referiu que “muita gente do Brasil desconhece que Florbela é natural de Vila Viçosa e que há aqui património dela, pelo que, falei-lhe da nossa intenção de construir o circuito Florbeliano, com as casas de Florbela Espanca e ele achou muito interessante e diz que vai ser um sucesso para Vila Viçosa porque no Brasil há muitos seguidores de Florbela que de certeza vão querer ver tudo aqui em Vila Viçosa sobre a poetisa”.

O edil concluiu que “esta visita vai certamente potenciar de alguma forma o nosso turismo, não só esta visita, mas todas as visitas de políticos ou até mesmo anónimos, mas neste caso Aldo Rebelo poderá levar o nome de Vila Viçosa mais longe e esse é sempre o nosso objetivo”.

De salientar que após ser recebido nos Paços do Concelho, Aldo Rebelo visitou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o tumulo de Florbela Espanca, o Castelo e também o Paço Ducal.

Recorde-se que foi vereador na cidade de São Paulo entre 1989 e 1991, pelo PCdoB. Aldo Rebelo foi também deputado federal pelo estado de São Paulo por seis mandatos. Foi ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, vinculada à Presidência da República, de 23 de janeiro de 2004 a 20 de julho de 2005 e presidente da Câmara dos Deputados entre 28 de setembro de 2005 e 31 de janeiro de 2007. Entre 27 de outubro de 2011 e 1º de janeiro de 2015 foi Ministro de Estado dos Desportos, deixando o cargo para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual saiu em 2 de outubro de 2015 para assumir o Ministério da Defesa, no qual ficou até 12 de maio de 2016.

Fique de seguida com as imagens desta visita, numa reportagem de Hugo Calado: