Alcácer do Sal terá ambulância Suporte Imediato de Vida em Setembro

Suporte Imediato de Vida

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal terá disponível no início de setembro uma ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, essa é a “firme convicção” do INEM e da tutela.

Esta informação foi avançada, esta semana, presidente do INEM, Luís Meira, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em audiência pedida pela deputada socialista Clarisse Campos e na qual também participaram os parlamentares Maria Antónia Almeida Santos, Ivan Gonçalves e Sofia Araújo, todos eleitos pelo distrito de Setúbal.

A reunião, à distância, havia sido pedida pela alcacerense Clarisse Campos, que já em outras ocasiões havia colocado a questão da extrema necessidade de dotar o SUB de Alcácer do Sal com um equipamento com estas características, dada a grande distância a que o concelho se encontra da Unidade de Saúde do Litoral Alentejano e as suas condicionantes, especialmente o povoamento disperso e população envelhecida.

Em sede de discussão do Orçamento para este ano, o secretário de estado, António Lacerda Sales havia assegurado que a ambulância seria concedida, não tendo avançado com datas.

Por seu turno, a Unidade de Saúde do Litoral Alentejano garante que estão disponíveis também as instalações e os recursos humanos imprescindíveis para que a tão ansiada ambulância SIV possa servir as populações do concelho de Alcácer do Sal, o segundo mais extenso do País.

Recorde-se que, recentemente, foi também anunciado que a requalificação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal faz parte do pacote de investimento de 30 milhões de euros que o governo pretende levar a cabo na saúde da região até 2025, com intervenções no Hospital do Litoral Alentejano e em outras unidades, tendo em vista proporcionar melhores condições aos utentes e aos profissionais que ali trabalham.