Alcácer do Sal deverá ter ambulância de Suporte Imediato de Vida em 2021

Suporte Imediato de Vida

Alcácer do Sal deverá ter em 2021 uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, garantiu o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.

O Governante respondia às questões colocadas pelos deputados na audição conjunta da Comissão da Saúde e da Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República.

Lacerda Sales respondeu concretamente à deputada Alcacerense, Clarisse Campos, questionou a lacuna de meios de socorro diferenciado em Alcácer do Sal.

Na questão colocada, a deputada socialista referiu que os pontos mais longínquos da área de abrangência da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Litoral Alentejano distam do Hospital do Litoral Alentejano, tanto a Norte como a Sul, cerca de 100km.

“A Sul, o socorro pré-hospitalar está assegurado pela SIV de Odemira, já a Norte continua a ocorrer uma lacuna de meios de socorro diferenciado, visto que o SUB de Alcácer do Sal , apesar de legalmente definido, não possui uma SIV”, referiu Clarisse Campos.

A Deputada destacou ainda o fato de que, o concelho de Alcácer do Sal “é o segundo mais extenso do país, com cerca de 13 mil habitantes e uma significativa dispersão pelo vasto território, fator a considerar na importância da existência de uma SIV.

Em resposta à Deputada Lacerda Sales, deixou a garantia que em 2021, Alcácer do Sal receber a SIV, que assim irá servir a região no suporte imediato de vida.