Quinta-feira, Outubro 6, 2022
Pub

Albufeira do Monte da Rocha abastece mais cinco povoações de Almodôvar e Mértola

- Publicidade -
- Publicidade -

A albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique (Beja), passou a fornecer água a mais cinco localidades nos municípios de Almodôvar e de Mértola, anunciou a empresa Águas Públicas do Alentejo.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Águas Públicas do Alentejo (AgdA) revelou que passaram a ser abastecidas por esta albufeira as aldeias de Góis e São Miguel do Pinheiro, ambas no concelho de Mértola, assim como Telhada, Dogueno e Santa Cruz, no município de Almodôvar.

Segundo a empresa, o fornecimento de água a estas cinco localidades a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Monte da Rocha iniciou-se na semana passada, “após a conclusão da empreitada de expansão” de Almodôvar-Mértola Sudoeste (Eixos Secundários), “no valor de 2,2 milhões de euros”.

A empreitada foi cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), permitindo “solucionar constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água” que existiam nestas zonas alentejanas, acrescentou a AgdA.

A empresa frisou ainda que, para que esta nova adução de água fosse concretizada, “também foram necessários investimentos prévios”, que contaram com o apoio do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).

Gerido pela AgdA, o sistema de abastecimento de água a partir da albufeira do Monte da Rocha abrange, atualmente, os concelhos alentejanos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e, parcialmente, os de Mértola e Odemira.

A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas o grupo Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, constituída por 20 câmaras municipais dos distritos de Beja, Évora e Setúbal.

A empresa gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, numa parceria entre o Estado e as autarquias.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Baixo Alentejo: Região participa em projeto de transição para a neutralidade climática

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) foi uma das 60 entidades selecionadas para integrar um projeto europeu que pretende “moldar conjuntamente a transição...

Évora: José Quaresma apresenta pintura e instalação

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, inaugura, na próxima terça-feira, às 16:00, uma exposição individual de pintura e instalação de José...