Quinta-feira, Agosto 18, 2022
Pub
Pub

Alandroal: “Os outros partidos defendem o investimento na teoria e o PS põe em execução”, disse Capoulas Santos (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tendo em vista as Eleições Legislativas, de 30 de Outubro, os deputados do Partido Socialista Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho realizam uma visita ao concelho do Alandroal.

Os deputados, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, e dois Vereadores, bem como por alguns elementos da lista do PS pelo Círculo de Évora.

A visita iniciou-se junto às obras de construção da linha férrea que vai ligar Elvas e Évora, seguindo-se depois uma visita às obras de restauro e conservação da Fortaleza de Juromenha.

Em declarações aos jornalistas, Luís Capoulas Santos, cabeça de lista do PS pelo Círculo de Évora, destacou o facto “das grandes obras que se têm realizado nos últimos anos no Alentejo têm o carimbo do PS e posso dar uma lista de 20 obras”, destacando a obra da ferrovia, dizendo que “não queremos que seja um investimento que apenas atravesse o distrito, queremos que esse investimento traga mais-valias, até porque se trata de uma linha que no futuro será inevitavelmente de passageiros e será num futuro não muito longínquo”.

Capoulas Santos deixou claro que “vai ser necessário construir plataformas logísticas que façam conciliar o transporte ferroviário com o rodoviário e as conversas que temos tido com o Governo, a Zona dos Mármores é uma zona de localização privilegiada”, acrescentando que “uma ligação desse tipo que nos põe a 20-25 minutos do centro de Lisboa, significará uma revolução naquilo que conhecermos em termos de mobilidade”.

“Queremos que seja um benefício e não um custo para a região esta linha, sendo um benefício global para o país que o é, seguramente queremos que ele seja também um benefício para o distrito e a melhor forma de o ser é criar aqui uma infraestrutura que sobretudo crie emprego, que ajude a fixar populações e que desta forma combata a desertificação do interior”, frisou.

Instado a apresentar medidas para combater o problema da demografia, Capoulas Santos disse que “é um problema complexo, é o maior desafio provavelmente que hoje, para além das alterações climáticas, se coloca aos decisores políticos de todo o mundo. Mas na Europa em particular e em Portugal de uma forma especial esse fenómeno combate-se criando polos de desenvolvimento descentralizados, sobretudo quando as novas tecnologias permitem, por isso temos de aprofundar as políticas que de momento já existem, pois já existem um conjunto de medidas e no nosso manifesto eleitoral vamos referir e temos aqui um bom exemplo de uma delas que é aproveitar esta ligação ferroviária para a partir dela criarmos infraestruturas que permitam a aglomeração de empresas que obviamente criam empregos e fixam pessoas no setor”.

Capoulas Santos a oposição referindo que “a ferrovia foi suspensa e travada pelo PSD, mas foi retomada pelo PS mas à volta da qual existe hoje um absoluto consenso e confesso que não conheço nenhum partido que seja contra este investimento, a diferença é que os outros partidos defendem o investimento na teoria e nós pomos em execução e ficaríamos muito satisfeitos se os outros se juntarem a nós no combate por aquilo que ainda falta fazer.”

Já o atual presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, eleito pelo PS, mostrou-se satisfeito com esta visita às obras da ferrovia e principalmente ao restauro da Fortaleza de Juromenha, afirmando que “mostra mais uma vez o compromisso que o Partido Socialista tem com a região”, destacando “o trabalho que os Deputados fizeram nos últimos anos, para que se desbloqueassem vários processos ligados à Fortaleza de Juromenha, em particular a inclusão no Revive, porque hoje estamos em obra na requalificação das muralhas, mas temos o grande objetivo de valorizar o interior através de projetos de hotelaria”.

O Autarca falou ainda do “papel decisivo que os Deputados do partido Socialista tiveram para que Juromenha entrasse definitivamente no Revive, depois de vários avanços e recuos ao longo dos anos”.

João Grilo concluiu dizendo que “é com satisfação que vimos que há uma sintonia entre autarcas, deputados e forças do distrito para que o processo de desenvolvimento em que estamos neste momento ganhe novas dinâmicas”.

Fique de seguida com as imagens desta visita, numa reportagem de Hugo Calado:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Bombeiros criticam critérios do Governo para a atribuição de veículos às corporações

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que reuniu ontem com o presidente de uma Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, criticou os critérios do...

Santiago do Cacém: Peça “Paixão Segundo João” apresentada em Abela

O espetáculo "Paixão Segundo João", de António Tarantino, é apresentado, na sexta-feira e no sábado, em Abela, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal),...