O Município de Alandroal inaugurou, esta segunda-feira, o Centro Municipal de Marcha e Corrida, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias.
Um equipamento que não pretende «criar atletas», mas que «era uma necessidade», já que «temos vindo a desenvolver um trabalho de envolvimento da população, dos vários sectores, em atividades físicas, desportivas e culturais», segundo João Grilo, presidente da Câmara Municipal, aos jornalistas.
Na origem esteve «uma conjugação feliz de acontecimentos», principalmente a parceira com a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), mas também «o facto de termos um técnico que está a fazer esta especialização».
O autarca sublinhou que a infraestrutura «vem trazer uma oportunidade de qualquer pessoa poder desenvolver a atividade física de uma forma acompanhada e orientada».
«Aquilo que muitas vezes falta a quem está em casa é não ter acompanhamento, ou não sabe fazer, ou então não tem companhia», acrescentou.
Desta forma, foram criados quatro percursos em todo o concelho que passarão «por Juromenha, outro passa pelas Azenhas d’El Rei, outro passa por Terena e pelo Castelo Velho, outro pela Pedra Alçada em Santiago Maior».
«Os percursos acompanham também o património do concelho» em atividades que «nunca são fechadas» às populações de outras latitudes.
«Pensamos em primeiro lugar na nossa população, mas nunca fechamos a porta a quem nos queira visitar e participar», frisou João Grilo.
Assim, esta resposta à falta de atividade física «vem complementar e ajudar a crescer» outras já existentes em Alandroal, mas «sobretudo ajuda as pessoas a sair de casa».
«A motivação, muitas vezes, em grupo é maior e temos aqui todas as condições para isso», vincou.
Já Paulo Guerra, vice-presidente da FPA, também aos jornalistas, destacou que este centro é de «extrema importância», sendo que poderá ter ainda mais «do que alguns dos outros centros que temos vindo a inaugurar».
Isto porque «no Alto e no Baixo Alentejo é onde temos menos pessoas ativas em todo o continente, em termos de atividade física».
«Num recanto português que cada vez tem uma população mais envelhecida e que muitas das vezes ficam sozinhos e um bocado esquecidos em casa, a questão da atividade física é extremamente importante para a saúde física e mental», acrescentou.
Para além da atividade física, o vice-presidente da FPA sublinhou que a infraestrutura vai poder proporcionar «um local de encontro» e que «tem tudo para dar certo».
Esclareceu que no centro vão ser ensinados «métodos corretos de como caminhar, de como respirar mais», entre outros, porque «isso em conjunto, é um momento de alegria também e é um desafio a cada um».
Como meio de celebrar esta inauguração, a autarquia marcou para o dia 14 de dezembro uma caminhada com concentração às 10h junto ao Complexo Desportivo e serão oferecidos gorros de Pai Natal a todos os participantes.
De seguida, fique com as imagens da inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida.