Alandroal: Em grande entrevista, João Grilo faz balanço e perspetiva o futuro (c/vídeo)

Em entrevista ao Jornal ODigital, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, fez um balanço dos últimos 12 meses, destacando vários projetos de infraestruturas e avanços na sustentabilidade financeira do município.

Entre os principais temas abordados, João Grilo enfatizou a conclusão da Escola Diogo Lopes de Sequeira, incluindo o Pavilhão Gimnodesportivo e o bloco de pré-escolar. Esta obra, que exigiu um investimento substancial por parte da autarquia, estava inacabada desde 2009, mas “foi concretizada” este ano, afirmou Grilo, sublinhando o esforço financeiro da autarquia para cumprir com os compromissos assumidos.

Outro ponto alto do último ano foi o restauro da Fortaleza de Juromenha, cuja iluminação cénica foi inaugurada recentemente, permitindo à população testemunhar os 95% de obra já concluída. O presidente enfatizou que esta intervenção na fortaleza é um passo estratégico para desbloquear novos investimentos na região, incluindo iniciativas de parceria com o programa Revive, que visa transformar o local num ponto de atração turística e investimento privado.

João Grilo também abordou a situação financeira do município, destacando o esforço contínuo para reduzir o endividamento. “Estamos a cumprir o plano de ajustamento, e este ano vamos entregar ao FAM mais 1,2 milhões de euros”, disse o presidente, salientando que a autarquia está agora mais próxima de uma situação financeira que lhe permitirá maior flexibilidade nos próximos anos.

Sobre os desafios do financiamento e gestão dos investimentos municipais, Grilo explicou que a estratégia passa por “mobilizar todas as fontes possíveis”, desde fundos regionais e nacionais até candidaturas a projetos europeus. Desde 2017, Alandroal conseguiu atrair cerca de 15 milhões de euros para diversos projetos, incluindo o restauro da fortaleza e da escola.

A entrevista, uma reflexão sobre os progressos e desafios da gestão municipal, ilustra a visão de João Grilo para Alandroal: um concelho que busca crescimento sustentável, respeitando os recursos e o património cultural e ambiental.

Fique de seguida com a entrevista:

Veja também:

CICLAA: Bicicletas elétricas partilhadas já estão disponíveis em nove concelhos do Alto Alentejo

O CICLAA, Sistema Partilhado de Bicicletas Elétricas do Alto Alentejo, já está disponível em...

Kariba recupera das infeções, mas dificuldades com transporte condicionam chegada ao Santuário de Elefantes no Alentejo

A elefante Kariba está quase apta para viajar do ponto de vista médico, mas...

Famílias de Évora e Arraiolos poderão ter descontos na eletricidade mesmo que centrais solares não avancem

As famílias residentes nas zonas abrangidas pelos projetos das centrais fotovoltaicas da Graça do...

Ministro da Agricultura defende apoio à expansão da MAPORAL e destaca papel da empresa nas exportações nacionais

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu esta quinta-feira, 15 de...

Presidente de Reguengos destaca papel da MAPORAL e pede apoios ao investimento produtivo

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, defendeu esta quinta-feira,...

Ministro responde a agricultores de Serpa e diz que subsídios quadruplicaram: “Basta saber somar”

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, afirmou que os subsídios pagos...

OE2027: Deputado João Lopes Aleixo exige respostas para a água e as estradas no Alentejo

O deputado do Chega João Lopes Aleixo exige verbas e calendários para os projetos...

OE2027: Deputado Francisco Figueira diz que proposta responde às prioridades do Alentejo

O deputado do PSD Francisco Figueira considera que a proposta de Orçamento do Estado...

Há estudantes a percorrer mais de 100 quilómetros para estudar em Évora. Associação Académica está preocupada

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, Ana Beatriz Calado, manifestou preocupação...