Alandroal com novas medidas de apoio à educação, empresas, restauração e alojamentos e famílias afetadas pela pandemia

Câmara de Alandroal

Na sequência do agravamento da situação epidemiológica e de um novo confinamento geral, o Município de Alandroal preparou um novo conjunto de medidas de apoio.

Segundo a informação disponibilizada pela Autarquia, mantêm-se em vigor todos os apoios criados desde o início da pandemia, estes que são agora reforçadas as medidas de ajuda às famílias com filhos na escola e às empresas do concelho, em particular, a restauração o os alojamentos.

Assim, ao nível da educação, para além da disponibilização de refeições a todos os alunos com ação social escolar durante o período de interrupção letiva, o município está também a reforçar o número de equipamentos informáticos para disponibilizar aos alunos face ao aumento da procura em relação ao ano letivo anterior.

A Autarquia alandroalense decidido ainda que, quando os alunos regressarem ao ensino presencial, todos os transportes e refeições serão gratuitos para todos os alunos até ao final do ano letivo.

Estas medidas beneficiam os alunos do ensino secundário ao nível dos transportes e os alunos do 2º e 3º Ciclo ao nível da alimentação, uma vez que para os restantes níveis, num caso e no outro, o município já suportava as despesas a 100%.

No apoio às empresas, o município vai adquirir vouchers-refeição e vouchersalojamento aos restaurantes e alojamentos de modo a assegurar liquidez para suportar despesas com impostos e outras despesas fixas durante o período em que estiverem encerrados. Serão definidos critérios específicos para estes apoios.

Como já divulgado, o município vai complementar em 20% as candidaturas aprovadas no Programa APOIAR Restauração – 1ª fase (2020) e está a estudar formas de complementar os restantes programas lançados recentemente pelo governo (APOIAR.PT, APOIAR+SIMPLES e APOIAR RENDAS).

Numa resposta articulada estre os serviços de Proteção Civil, Ação Social e Educação, as famílias que sofram infeções COVID-19 ou que estejam em isolamento dispõem de um número de apoio para pedidos de EPIs, desinfetantes, equipamentos de medição de temperatura e entrega de bens de primeira necessidade ou refeições.

Por fim, já está em curso plano de testagem regular para todos os funcionários do município dos setores operacionais, outros que tenham contacto com público, escolas e bombeiros do concelho.