InícioÚltimasAlandroal: Chuvas colocam a...

Alandroal: Chuvas colocam a “nu” fragilidades deixadas por obras do passado. Autarca já tem solução

As chuvas que se fizeram sentir nos últimos dias fizeram abrir crateras na rua entre o Complexo Desportivo e o Fórum Cultural de Alandroal.

Uma situação que colocou a “nu” as fragilidades da rede de escoamento de águas pluviais daquela zona que, segundo o presidente do município, João Grilo, em declarações a’ODigital.pt, datam do «século XIX».

Trata-se assim de uma infraestrutura «bastante permeável, porque é muito antiga» que corresponde «às antigas caleiras de tijolo», mas mesmo com tamanha idade, «foram relativamente resistentes».

O presidente sublinhou que estes problemas foram agravados pelas «obras que foram sendo realizadas», que foram criando «zonas de fragilidade», dando destaque às obras do Fórum Cultural e do Complexo Desportivo «sem se renovar as infraestruturas da via».

«As infraestruturas deixaram de dar resposta e a água acaba por procurar uma saída. Vai saindo da estrutura e vai consumindo a terra à volta, o que provoca aquelas depressões no piso», detalhou o autarca, dizendo ainda que o trânsito foi «interditado neste pequeno troço».

João Grilo explicou ainda que «há uma caixa de escoamento de águas que é atravessada pelos cabos das comunicações do Fórum», ou seja, «os próprios cabos preenchem o espaço onde devia circular a água».

«Quando se fez a obra do Fórum se tivesse feito logo a renovação das infraestruturas em frente como deveria ser, não estaríamos hoje a ter este problema», frisou, acrescentando que «tudo isto foi-se acumulando».

Com o problema instaurado, o autarca vincou que, no imediato, irá proceder-se a uma «solução provisória» para «escoar as águas pluviais de forma segura naquela frente toda», sendo depois continuada por um «projeto futuro».

O projeto pretende «renovar toda a rede de infraestruturas de saneamento e águas pluviais, desde o início da Rua do Rodo até à Estrada Nacional» e fazer «encaminhar todas estas águas».

Em relação à “solução provisória”, a empreitada «é para começar de imediato, mas para isso terá de haver «uma abertura do tempo».

«A ideia na próxima semana estarmos a trabalhar no local e depois rapidamente encontrar uma solução para que a situação possa ser retomada», realçou ainda o presidente.

Mais notícias

Fortaleza de Juromenha recebe noite de observação de estrelas a 24 de julho

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai receber uma sessão de observação...

Barrancos e Alandroal entre os municípios do país que pagam fornecedores em menos tempo

Barrancos e Alandroal estão entre os municípios portugueses que pagam fornecedores em menos tempo,...

Viagem da elefante Kariba para o Santuário do Alentejo adiada devido a um abcesso numa pata

A viagem da elefante Kariba para o Santuário de Elefantes do Alentejo, localizado entre...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

Julie já deu o primeiro banho de lama no santuário de elefantes do Alentejo (c/vídeo)

A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já deu...

Festival Fora da Casca arranca em Alandroal com associações “de todo o concelho” no Castelo (c/fotos)

O Festival Fora da Casca arrancou esta sexta-feira, 3 de julho, no Castelo de...

Alandroal recebe estafeta internacional pela mobilidade sustentável antes da passagem para Espanha

Alandroal recebe este sábado, 4 de julho, a COP31 Bike Ride – Pedalar pelo...

“Não foi uma decisão fácil”: Cardinali despede-se de Julie, elefante transferida para o santuário no Alentejo

A transferência da elefante Julie para o Pangea Elephant Sanctuary, no Alentejo, “não foi...

Última elefante de circo em Portugal já chegou ao santuário no Alentejo

A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já chegou...