Um projeto internacional unirá conservacionistas, cientistas e agricultores de Portugal e Espanha para salvar a águia-caçadeira da extinção. A população desta ave, que nidifica no solo em áreas abertas, encontra-se em declínio e em risco de desaparecer.
O projeto, com início em setembro deste ano e duração até 2030, visa melhorar o estado de conservação da espécie e adaptar as práticas agrícolas ao seu ciclo reprodutivo. Serão promovidas variedades de cereais e forragens mais compatíveis com as necessidades da águia-caçadeira, e haverá esforços para reduzir a mortalidade e a destruição de ninhos.
O projeto também pretende aumentar a consciencialização pública sobre a importância da conservação da espécie e fomentar a cooperação entre Portugal e Espanha.
Cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, o projeto é coordenado pela organização Palombar e conta com 17 parceiros, incluindo entidades portuguesas e espanholas como a Associação BIOPOLIS-CIBIO, EDIA, o INIAV e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.