InícioAlentejoAlentejo CentralÁguas Públicas do Alentejo...

Águas Públicas do Alentejo relança concurso para ETAR em Montemor-o-Novo por 3,2M€

Empreitada em Santiago do Escoural tem novo valor-base e mantém objetivo de reforço do saneamento no concelho.

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) relançou o concurso público para a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e sistema intercetor em Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, com um valor-base atualizado de cerca de 3,2 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa indica que o novo procedimento substitui o anterior concurso, publicado em janeiro de 2024, que previa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros. O novo valor reflete a revisão das condições da empreitada.

Projeto mantém características técnicas

A intervenção prevê a conceção e construção da ETAR e a execução do sistema intercetor naquela localidade do distrito de Évora, mantendo-se o prazo de execução do contrato em 730 dias.

Segundo a AgdA, o investimento visa “melhorar as infraestruturas de tratamento de águas residuais de Santiago do Escoural, contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e a qualidade de vida das populações”.

A ETAR está dimensionada para servir 1.450 habitantes e será constituída por uma decantação primária em tanque Imhoff e um sistema de tratamento biológico por lagoas de macrófitas.

Sistema intercetor inclui solução elevatória

No que respeita ao sistema intercetor, a solução definida tem em conta as características do terreno, prevendo a construção de um sistema elevatório inicial e a implementação de uma rede de drenagem gravítica até ao limite do terreno da futura ETAR.

Os interessados devem consultar o procedimento em Diário da República e apresentar propostas dentro do prazo estipulado no concurso.

Município destaca importância da obra

A Câmara de Montemor-o-Novo já tinha manifestado, aquando do primeiro concurso, a relevância da empreitada, considerando-a uma intervenção há muito aguardada pela população de Santiago do Escoural.

O município classificou o projeto como um investimento de dimensão relevante para a freguesia e para o concelho.

Parceria regional no setor da água

A Águas Públicas do Alentejo resulta de uma parceria entre o Estado e os municípios para a gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo o abastecimento público e o saneamento de águas residuais.

A empresa gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA), criado em 2009.

Mais notícias

Município de Marvão lança concurso de mais de 251 mil euros para melhorar eficiência energética da Piscina Coberta

O Município de Marvão lançou um concurso público para a empreitada de melhoria da...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Évora_27 desafia os 47 municípios a unirem-se em torno da Orquestra Regional do Alentejo

A presidente da Associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, afirmou esta sexta-feira que a...

Centro de Portalegre vai ficar ligado ao campus politécnico por ciclovia

O executivo da câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, o lançamento do concurso público...

Bombeiros: Unidade de formação de Arraiolos deverá abrir em janeiro e servir vários concelhos

A futura Unidade Local de Formação de Bombeiros de Arraiolos deverá ser inaugurada a...

Colisão entre camião, carrinha e trator na A6 provoca um morto e dois feridos, um deles grave

Uma colisão entre um pesado de mercadorias, uma carrinha e um trator teve lugar...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Município de Odemira lança concurso de 742 mil euros para requalificar o CM 1229 e recuperar taludes

A Câmara Municipal de Odemira lançou um concurso público para a empreitada de beneficiação...