InícioÚltimasÁguas do Alto Alentejo...

Águas do Alto Alentejo investiu mais de 15M€ nos últimos três anos

A Águas do Alto Alentejo, gestora do sistema intermunicipal de abastecimento de água e saneamento em 10 concelhos do distrito de Portalegre, investiu mais de 15 milhões de euros em equipamentos e infraestruturas nos últimos três anos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Águas do Alto Alentejo (AAA) indicou que este investimento foi distribuído pelos concelhos servidos pela empresa: Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.

“Desde 2021, a AAA já investiu 9,6 milhões de euros em renovação e criação de novas infraestruturas e mais de seis milhões de euros em equipamentos e tecnologia com recurso a inteligência artificial, que permitirão poupar 10.000 milhões de litros de água potável em cinco anos”, lê-se no documento.

A empresa revelou ainda que conseguiu captar “oito milhões de euros” em fundos comunitários, um financiamento que “dificilmente os municípios alcançariam de forma isolada”.

A rede de abastecimento e saneamento dos municípios integrados na AAA cobre, nesta altura, 4.000 quilómetros quadrados, o “equivalente a dois terços” do Alto Alentejo, acrescentou.

No plano social, a empresa indicou que apoia “mais de 3.500 famílias através da tarifa social”, num investimento conjunto com os municípios que já “ultrapassa os 500 mil euros”.

O sistema de abastecimento da Águas do Alto Alentejo integra mais de mil quilómetros de rede de distribuição, 51 captações e 129 depósitos de água, entre outras instalações de elevação e tratamento de água para consumo público.

A rede de coletores, que integra o sistema de saneamento da AAA, tem uma extensão de mais de 535 quilómetros.

Os coletores recolhem as águas residuais que, posteriormente, são elevadas por estações elevatórias até às respetivas estações de tratamento.

Mais notícias

Viana do Alentejo tem cerca de 650 contadores que não pagam água: Autarca quer reduzir “herança”

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo identificou cerca de 650 contadores com água...

Câmara de Borba requalifica pavimento do Largo da Fonte das Bicas

O Município de Borba está a requalificar o pavimento do Largo da Fonte das...

Câmara de Vila Viçosa dá início à requalificação da envolvente do Centro Multiusos de São Romão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deu início formal à empreitada de requalificação urbanística...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

João Barradas leva o acordeão a um palco sobre as águas no Alentejo

Entre formações rochosas, vegetação ribeirinha e as águas da Ribeira de Terges, o Pego...

Ministro critica 26 anos de espera pela Rede de Rega do Xévora e defende menos burocracia nos investimentos públicos

A demora de 26 anos entre a construção da barragem do Abrilongo e a...

«A água é um investimento com retorno»: Ministro aponta Rede de Rega do Xévora como estratégica para a agricultura

A Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora é um investimento estratégico para...

Campo Maior: Nova rede de rega do Xévora dá “esperança” aos agricultores após 25 anos de espera

A entrada em funcionamento da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora representa...

Autarca de Campo Maior antecipa novos investimentos agrícolas com a entrada em funcionamento da Rede de Rega do Xévora

A entrada em funcionamento da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora representa...