Águas do Alentejo vai investir 2,7ME em nova ETAR na vila de Cuba

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), com sede em Beja, consignou hoje as obras de construção da futura estação de tratamento de águas residuais da vila alentejana de Cuba, num investimento avaliado em 2,7 milhões de euros.

O contrato de consignação da empreitada foi assinado entre a AgdA e o consórcio Espina & Delfin/ Factor Ambiente – Engenharia do Ambiente, numa cerimónia realizada em Cuba, no distrito de Beja, revelou a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a AgdA, a nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cuba “está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 4.829 habitantes”, tendo “um prazo de execução e arranque de 740 dias”.

A futura instalação será equipada “com um sistema de tratamento que inclui tratamento primário e biológico”, frisou a empresa.

A nova ETAR de Cuba terá igualmente “uma linha dedicada para tratamento complementar para produção de água para reutilização”, que “numa primeira fase” se destinará a “atividades de serviço”, com a possibilidade “de extensão a outros fins”.

A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas o grupo Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, constituída por 20 câmaras municipais dos distritos de Beja, Évora e Setúbal.

A empresa gere o Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, numa parceria entre o Estado e as autarquias.

Mais notícias

Festa das Ceifeiras de Pias junta cante alentejano, música popular e baile

O Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias celebra o 17.º aniversário este sábado,...

O restaurante alentejano que acaba de receber uma distinção nacional

O restaurante Flor D’Amendoeira – Wine & Flavour, localizado na Quinta da Amendoeira, em...

Professora e escritora de Ferreira do Alentejo lança novo livro de poesia e recebe distinção internacional

A professora e escritora Maria Isabel da Cruz Montes, residente em Ferreira do Alentejo,...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Ponto d’Orvalho abre candidaturas para projecto geopoético dirigido a jovens alentejanos

A Associação Ponto d’Orvalho abriu candidaturas para o The Traveling Light, projecto geopoético desenvolvido...

ODigital.pt estabelece parceria com o podcast VÄLIDO Talks

O Jornal ODigital.pt estabeleceu uma parceria com o podcast VÄLIDO Talks, passando a disponibilizar...

“Ter informação é poder”: ANAFRE Évora está a mapear serviços nas freguesias do distrito

A Delegação Distrital de Évora da ANAFRE está a reunir com as freguesias associadas...

MeteoAlentejo lança novo website com mapa meteorológico em tempo real para a região

A MeteoAlentejo apresentou o seu novo website, uma plataforma renovada que reforça a divulgação...

Évora: Novo conceito do Mercearia Eborim junta sabores do Alentejo e tradição mediterrânica

O restaurante Mercearia Eborim, integrado no Évora Olive Hotel, reabriu em Évora com uma...