A Águas de Santo André assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade com uma iniciativa que alia responsabilidade ambiental à proteção da biodiversidade local.
Segundo a empresa, todos os meses são doadas ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA) caixas de cartão vazias do café consumido internamente, promovendo o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados.
Uma ação “simples, mas significativa” e que reflete “o compromisso da Águas de Santo André com a economia circular e o valor do resíduo como recurso”.
No CRASSA, estas caixas “ganham uma nova função”. São utilizadas no processo de Enriquecimento Ambiental, “uma prática essencial para estimular comportamentos naturais em animais selvagens em recuperação, como Ouriços-europeus, Raposas-vermelhas e Gralhas-pretas”.
“Esconder alimento dentro das caixas obriga os animais a usar os seus sentidos para o encontrar e aceder. Este tipo de estímulo é fundamental para o seu bem-estar, reduz o stress e permite avaliar se estão preparados para regressar à natureza”, explica Carolina Nunes, Diretora do CRASSA, em comunicado.
Ao promover este reaproveitamento, a Águas de Santo André “contribui para a redução de resíduos, apoia uma entidade local de referência na conservação da fauna selvagem e reforça a importância de parcerias sustentáveis que geram impacto positivo na comunidade”.
“Promover a sustentabilidade é, neste caso, reconhecer que, muitas vezes, o que consideramos lixo pode ser uma ferramenta valiosa para outros, pois repensar o destino dos nossos resíduos é um passo essencial para uma economia mais consciente e colaborativa”, sublinha Rui André Administrador da Águas de Santo André, na nota.



















