Quinta-feira, Abril 24, 2025

Agricultura: Preços dos borregos e cabritos com variações distintas no Alentejo

As cotações dos ovinos e caprinos registaram variações assinaláveis na semana de 7 a 13 de abril de 2025, com particular destaque para o comportamento dos preços no Alentejo, segundo dados do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).

No setor dos ovinos, os preços médios nacionais apresentaram evoluções diferenciadas consoante a categoria de peso. Os borregos com menos de 12 kg registaram uma subida de 28 cêntimos por quilograma em relação à semana anterior, enquanto os animais com mais de 28 kg sofreram uma descida de 6 cêntimos. Os borregos entre 22 e 28 kg mantiveram-se estáveis.

No Alentejo, os dados regionais indicam comportamentos divergentes. Na área de mercado do Alentejo Norte, as três categorias de borregos apresentaram aumentos de preço entre 9 e 40 cêntimos por quilograma. Em sentido inverso, em Elvas, verificaram-se descidas nas categorias de 22-28 kg (menos 15 cêntimos/kg) e de mais de 28 kg (menos 50 cêntimos/kg). Já no Alentejo Litoral, os borregos de 22-28 kg desvalorizaram 10 cêntimos por quilograma.

Relativamente aos caprinos, os dados referem-se sobretudo a outras regiões do país, com destaque para os aumentos nas regiões da Beira Interior e Trás-os-Montes. No entanto, a ausência de informação detalhada sobre cotações no Alentejo impede uma análise regional aprofundada para esta espécie.

A nível nacional, os dados de abates aprovados para consumo em fevereiro revelam uma redução de 12% no número de ovinos e de 7,9% nos caprinos, comparando com o mesmo mês do ano anterior. No total, abateram-se 394,1 toneladas de ovinos e 30,6 toneladas de caprinos.

O comércio internacional entre janeiro e fevereiro de 2025 mostra um aumento de 16,3% nas entradas de ovinos face ao período homólogo de 2024, contrastando com uma descida de 4,4% nas exportações. No caso dos caprinos, as exportações cresceram 32,2%, ao passo que as importações diminuíram 3,7%.

Mais notícias