Agência Portuguesa do Ambiente alertou para a quantidade de resíduos que são produzidos

Lixo Produzido

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week for Waste Reduction), que termina amanhã, dia 29, com o tema “Resíduos invisíveis”, pretendeu alertar para a quantidade de resíduos que são produzidos aquando do fabrico dos produtos que adquirimos, bem como os resíduos que serão produzidos após o consumo desses produtos.

“Numa sociedade tão focada no consumo, é importante realçar a necessidade da mudança de hábitos e procura de alternativas ambientalmente mais sustentáveis e amigas do Ambiente”, refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Neste âmbito foram registadas 364 ações que irão ser desenvolvidas em Portugal por diversas entidades desde a administração pública, associações, indústria, cidadãos e estabelecimentos de ensino, nas áreas de abrangência dos 8 coordenadores regionais, tendo a APA este ano assumido também este papel.

O número elevado de ações inscritas é um bom indicador da importância da prevenção e da consciencialização dos diversos agentes sociais para a problemática da crescente produção de resíduos.

Das ações que estão a ser desenvolvidas, tendo a APA como coordenadora, destacam-se 33 realizadas por autoridades públicas, 10 em estabelecimentos de ensino, 5 pela indústria e 2 outras da iniciativa de um grupo de cidadãos e de uma ONG.

Estas ações abrangem várias áreas desde a limpeza de espaços públicos, distribuição de objetos reutilizáveis que contribuem para a prevenção de produção de resíduos, campanhas de sensibilização, combate ao desperdício alimentar, realização de vários webinars nomeadamente sobre a problemática dos microplásticos e os desafios da recolha seletiva dos biorresíduos, bem como a exibição de três programas apresentados na RTP1, “Minuto verde” sobre a prevenção da produção de resíduos.

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto entidade coordenadora, “pretende dar uma maior visibilidade à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, estendendo-a no tempo, contribuindo para reiterar a necessidade de reutilização dos produtos sempre que possível, prevenindo a produção de resíduos.”