ADRAL promove, em novembro, o II Fórum Transfronteiriço de Cooperação para a Internacionalização

Fórum promovido pela ADRAL

A ADRAL, Agência de Desenvolvimento da região Alentejo, promove no próximo dia 19 novembro o II Fórum Transfronteiriço de Cooperação para a Internacionalização.

Este evento é gratuito, decorre online, em local a anunciar e insere-se no âmbito do projeto CETEIS – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedor Inovador. Os interessados podem consultar o programa e realizar a sua inscrição através do site: https://forum-cooperacao-internacionalizacao.b2match.io.

De acordo com a ADRAL, “o principal objetivo do Fórum Transfronteiriço de Cooperação para a Internacionalização é reunir entidades e promotores para partilhar os seus projetos inovadores desenvolvidos na zona EUROACE (Euro-Região do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura Espanhola), assim como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste território, no âmbito do projeto CETEIS, em matéria de empreendedorismo e inovação, tendo em vista o aumento da competitividade desta região ao nível da internacionalização no atual contexto económico e social da União Europeia.”

Alexandra Correia, Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação da ADRAL, explica ainda que “é objetivo da ADRAL através de projetos como o CETEIS promover a competitividade das empresas da região nos mercados externos. A partilha de experiências, boas práticas e, sobretudo o diálogo entre todas as entidades, tornou este projeto num caso de sucesso. Queremos agora com o Fórum Transfronteiriço de Cooperação para a Internacionalização fechar esta iniciativa com “chave de ouro”.

Através deste fórum será dada a possibilidade de colocar em contacto empresas e entidades das três regiões da EUROACE, com objetivo de cooperarem em atividades de internacionalização futuras. Para tal da parte da tarde serão promovidas reuniões 1:1 on-line em parceria com o IAPMEI – Enterprise Europe Network – rede que apoia as PME a internacionalizar, através, entre outros, da divulgação de informação útil para as empresas e da organização de eventos de matching entre empresas europeias.

O projeto CETEIs – Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedorismo Inovador – é uma iniciativa cofinanciada no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O Programa do evento ficará disponível em breve, assim como o acesso para inscrições.

O programa é o seguinte:

9:30-10:00Mesa de Abertura do Evento Presidente da CCDR Alentejo Presidente da CCDR Centro Representante do Governo Extremadura Vanda Narciso, Representante da EEN-PORTUGAL José Calixto, Presidente da ADRAL
  10:00 -10:30Apresentação do Projeto CETEIS – O objetivo da cooperação territorial transfronteiriça para emprender, innovar e exportar.    Alexandra Correia, Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação da ADRAL.   Francisco Pizarro Escribano, Director de Desarrollo de Negocios de FUNDECYT-PCTEX.
10:30-11:00EUROACE Quem apoia a Internacionalização?   Mesa Redonda:  Alexandra Correia, Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação da ADRAL. Paula Paulino, Diretora Executiva do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE). Víctor Manuel Gragera Salcedo, Export Manager en la Cámara de Comercio de Cáceres. Carlos Lima, Responsável pela Unidade de Internacionalização da InovCluster-Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.  
11:00- 11:30Mercados Públicos Europeus   Jorge Duque, Chefe do Departamento de Compras Públicas do IAPMEI / EEN-PORTUGAL  Public Procurment Specialist
11:30-12:00Marketing Digital na Internacionalização
12:00-12:30Encerramento   Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização.  
15:00-18:00Networking Transfronteriço – Encontros B2B Organizado com o apoio de: Enterprise European Network.