InícioÚltimas«Adaptar já não chega,...

«Adaptar já não chega, é preciso valorizar a viticultura»

A vila de Redondo recebeu no dia 3 de outubro as 4.ª Jornadas Técnicas de Viticultura, realizadas no Centro Cultural, no âmbito da Feira de São Francisco. O encontro reuniu produtores, técnicos e entidades ligadas ao setor vitivinícola, promovendo debate sobre a inovação, a sustentabilidade e o futuro da vinha no Alentejo.

O setor enfrenta dificuldades

Nas declarações proferidas, o vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, sublinhou que a viticultura atravessa «um ano particularmente exigente, com uma vindima mais curta, preços de venda demasiado baixos e uma tendência mundial de redução do consumo de vinho».

O responsável destacou que, apesar das dificuldades, a viticultura continua a assumir um papel estratégico no desenvolvimento regional. «A vinha é mais do que agricultura: é identidade, paisagem, turismo, gastronomia e economia local», referiu.

Aposta na valorização

Roberto Grilo defendeu que o setor precisa de uma nova abordagem. «Adaptar já não chega — precisamos de valorizar: mais qualidade, mais diferenciação, mais ligação às novas gerações de consumidores», afirmou, apelando a uma maior capacidade de inovação e diferenciação para enfrentar os novos hábitos de consumo.

Para o vice-presidente da CCDR Alentejo, as soluções devem ser pensadas a partir das especificidades do território. «As soluções têm de ser territoriais — com apoios regionalizados e a integração da viticultura em áreas como turismo, cultura, energia e inovação».

Redondo Cidade do Vinho 2025

Nas palavras proferidas, o dirigente fez também referência ao título atribuído à região. «Redondo como Cidade do Vinho 2025 é mais do que um reconhecimento, é uma plataforma de futuro para produtores, consumidores e para todo o Alentejo».

Roberto Grilo concluiu reforçando a resiliência do setor: «Mesmo em tempos de vindimas curtas, preços baixos e consumo em queda, o Alentejo afirma-se pela qualidade do seu vinho e pela força das suas comunidades».

Jornadas de debate e inovação

As Jornadas Técnicas de Viticultura contaram com painéis sobre o balanço fitossanitário da campanha, digitalização na vinha, gestão de rega, tecnologias inovadoras de avaliação nutricional e o projeto «Cidade do Vinho 2025 – Vinhos da Serra d’Ossa».

O encontro terminou com um debate entre produtores e especialistas, sublinhando a importância da partilha de conhecimento e da articulação entre ciência, inovação e prática agrícola para reforçar a competitividade do setor.

Mais notícias

Redondo abre escavação arqueológica no Freixo e promove visita à Anta da Vidigueira

O Município de Redondo vai assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de...

Luís Trigacheiro, Tita e Triskle no cartaz das Festas de Agosto de Redondo

As Festas de Agosto de Redondo decorrem entre 30 de julho e 2 de...

Detido suspeito de abusar sexualmente e maltratar jovem de 16 anos em Redondo

Um homem de 25 anos foi detido e ficou em prisão preventiva por suspeitas...

Este vinho produzido perto de Évora conquistou ouro num concurso internacional em França

Um vinho produzido nos arredores de Évora foi distinguido num concurso internacional dedicado exclusivamente...

Há um jantar vínico em Estremoz onde dois nomes do vinho alentejano vão partilhar histórias à mesa

Os jantares vínicos Grandes Ressacas regressam ao restaurante The Folly, em Estremoz, no próximo...

Exposição no Freixo recupera imagens dos monumentos megalíticos de Redondo

O espaço exterior da Casa do Povo do Freixo, no concelho de Redondo, recebe,...

Há uma noite de vinhos e observação das estrelas para viver na charneca ribatejana

Imagine uma noite passada no meio da charneca ribatejana, longe das luzes e do...

Alentejo promove vinhos, gastronomia e cultura em ação nos Estados Unidos

O Alentejo esteve em destaque nos dias 13 e 14 de julho, em Brooklyn,...

Há uma noite com música, vinho e visitas à Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal volta a receber as “Noites...