ACCIONA e Plug Power Inc. anuncia a construção uma plataforma ibérica de hidrogénio verde

Hidrogénio

A empresa ACCIONA e a Plug Power Inc. assinaram de um memorando de entendimento (MOU) para lançar uma joint-venture (JV) 50-50 com sede em Madrid. A JV será uma plataforma líder de hidrogênio verde atendendo clientes na Espanha e Portugal, fornecendo hidrogênio verde competitivo e com boa relação custo-benefício para vários mercados finais.

De acordo com a informação disponibilizada, as empresas esperam que a JV desenvolva, opere e mantenha projetos de hidrogênio verde, atendendo à crescente demanda na Península Ibérica. A nova empresa também planeja fornecer serviços de armazenamento, transporte e entrega aos seus clientes, visando inicialmente os segmentos de negócios industrial e de mobilidade. O objetivo é atingir uma quota de mercado de 20% do negócio do hidrogénio verde em Espanha e Portugal até 2030, o que implicará um investimento inicialmente previsto de mais de 2 mil milhões de euros.

A joint venture está sujeita a documentação definitiva e tem seu lançamento previsto para o final do primeiro semestre de 2021. Os primeiros projetos a serem selecionados já estão em desenvolvimento.

Recorde-se que a ACCIONA foi a empresa que venceu o concurso público de construção do novo Hospital Central do Alentejo, que em breve começará a ser construído em Évora.