Abílio Fernandes: «Esta homenagem é uma recordação dos bons tempos do 25 de Abril»

No âmbito das comemorações do 38.º aniversário da classificação de Évora como Património Mundial da UNESCO, Abílio Fernandes, antigo presidente da Câmara Municipal de Évora, recebeu a medalha de ouro da cidade. Durante a cerimónia, o homenageado partilhou reflexões sobre o significado do reconhecimento e o impacto do 25 de Abril no município.

Abílio Fernandes começou por destacar o caráter coletivo do galardão. «Representa para mim um reconhecimento do esforço de todos os eleitos e dos trabalhadores da Câmara, das Juntas de Freguesia, de todas as organizações políticas, económicas, culturais e sociais, e de todos os eborenses que deram a sua valiosa contribuição para alcançarmos este patamar gratificante de vivência democrática no Município de Évora», afirmou​.

O ex-autarca realçou a ligação entre o 25 de Abril e as transformações que marcaram Évora nas décadas seguintes. «Esta homenagem é, acima de tudo, uma lembrança, uma recordação dos bons tempos do 25 de Abril. É um momento que nós nunca nos podemos esquecer, porque o 25 de Abril trouxe a liberdade. E essa liberdade foi riquíssima em todo o país. Nós também, naturalmente, cá em Évora vivemos essa felicidade e fizemos muita coisa porque toda a gente participava», recordou​.

Abílio Fernandes sublinhou ainda a importância da colaboração popular na construção de um futuro coletivo. «O espírito e a vida política nacional era de abertura, de franqueza e de estímulo a todas as pessoas», enfatizou, atribuindo os avanços de Évora a essa energia transformadora do período pós-Revolução​.

Para o homenageado, a atribuição da medalha de ouro da cidade simboliza mais do que uma distinção pessoal, sendo um reflexo de uma época marcada pela confiança no progresso social. «Aceito a medalha da cidade como uma emanação de uma época que nos gratifica a todos por termos vivido com confiança e esperança na construção de um futuro de paz e progresso social», disse​.

O evento serviu não apenas para celebrar as conquistas de Évora, mas também para reforçar a importância de preservar os valores democráticos e a identidade cultural alentejana, ideias sempre presentes na trajetória de Abílio Fernandes. A cerimónia culminou num tributo à sua dedicação ao município, destacando o legado de um autarca que soube liderar com visão e compromisso coletivo.

Veja também:

Governo quer criar unidades nas CCDR para acelerar resposta a calamidades

O Governo quer criar unidades dedicadas às calamidades nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento...

Bombeiros do Alentejo: Financiamento prevê equipamentos e reforço da resposta a incêndios (c/fotos)

O Alentejo 2030 prevê mobilizar cerca de 22 milhões de euros de investimento para...

Do mandarim à inteligência artificial: Universidade de Évora reforça cooperação com a China

A Universidade de Évora inaugurou, esta sexta-feira, 16 de outubro, o Instituto Confúcio, uma...

Alentejo recebe operadores turísticos do Brasil com agenda em Elvas, Évora, Monsaraz e Beja

O Alentejo recebe, entre 19 e 23 de outubro, a Convenção da Associação Brasileira...

Capricciosa prepara abertura de restaurante junto ao Templo Romano de Évora já em novembro

A cadeia de restaurantes italianos Capricciosa prepara a abertura de um novo espaço na...

Famílias de Évora e Arraiolos poderão ter descontos na eletricidade mesmo que centrais solares não avancem

As famílias residentes nas zonas abrangidas pelos projetos das centrais fotovoltaicas da Graça do...

Oferta de casas à venda aumenta em Évora e Beja e cai 9% em Portalegre

A oferta de habitação disponível para venda aumentou nas cidades de Évora e Beja...

Harmónica e piano levam Monks na Meia Praia ao Armazém 8, em Évora

O duo Monks na Meia Praia, formado por Gonçalo Sousa e Carlos Garcia, atua...

Energias renováveis no Alentejo: Diretor da Hyperion fala de investimentos, impactos e compensações (c/vídeo)

Ver entrevista completa Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os impactos ambientais e paisagísticos...