Abertos os concursos para projetos das variantes de Beringel e Figueira dos Cavaleiros

Investimento na estrada

A Infraestruturas de Portugal lançou, recentemente, dois concursos para a elaboração dos Projetos de Execução de reabilitação e reforço das condições de circulação e segurança em dois troços do IP8.

Os lanços objeto de beneficiação são contínuos e totalizam uma extensão de cerca de 33 quilómetros.

Um dos concursos refere-se ao troço no concelho de Ferreira do Alentejo, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros, entre o final da A26, em Santa Margarida do Sado, e a rotunda de acesso à ER2 e o Troço com 18 quilómetros de extensão, entre a rotunda com a ER2 e a rotunda de São Brissos. O projeto a desenvolver visa a melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Santa Margarida do Sado (após a ponte sobre o rio Sado) e Ferreira do Alentejo na zona da rotunda com a ER2. Com este objetivo será efetuada uma beneficiação estrutural da via, incluindo as travessias urbanas. O estudo engloba ainda, a conceção de uma variante a Figueira dos Cavaleiros, com um perfil de 2X2 e de criação de vias de restabelecimento desniveladas.

Já o segundo concurso refere-se ao Troço com 18 quilómetros de extensão, entre a rotunda com a ER2 e a rotunda de São Brissos e tem por objetivo o reforço das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Ferreira do Alentejo, na zona da rotunda com a ER2, e a Rotunda de São Brissos, no concelho de Beja (antes da rotunda com o IP2). Será realizada a beneficiação estrutural da estrada existente, incluindo nas zonas das travessias urbanas. O estudo engloba ainda a construção de uma variante a Beringel, com um perfil de 2X2, e de vias de restabelecimento desniveladas.

Os projetos a desenvolver, num prazo de 270 dias.

Os concursos públicos para a contratação dos Projetos encontram-se agora em fase de receção de propostas.