Aberto o concurso para candidaturas a Capital Europeia da Cultura 2021. Évora será uma delas

Cidade de Éora

Foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República o aviso que torna público o convite à apresentação de candidaturas bem como regulamento interno para a eleição, em Portugal, da Capital Europeia da Cultura em 2027, de acordo com o Artigo 7.º da Decisão n.º 445/2014/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014.

Segundo o Ministério da Cultura, a iniciativa Capital Europeia da Cultura tem como objetivos a salvaguarda e promoção da diversidade das culturas, na Europa, realçando as características comuns que partilham, fomentando o sentimento de pertença a um a um espaço cultural comum.

A candidatura vencedora terá um montante disponível de 25 milhões de euros, a operacionalizar através do próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-2030.

A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano. Em 2023, será anunciada a vencedora.

A Autoridade de Gestão deste processo é o GEPAC, sob tutela da Ministra da Cultura. As cidades candidatas deverão consultar o website www.ecoc2027.mc.gov.pt para informação mais detalhada sobre o convite à apresentação de candidaturas, o regulamento interno e a documentação complementar do processo.

Recordamos que a cidade de Évora, já anunciou oficialmente a sua candidatura, referindo que não será apenas uma candidatura da cidade de Évora, mas sim de todo o Alentejo.