InícioÚltimasAberto o concurso para...

Aberto o concurso para a “Árvore Europeia do Ano” 2025

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2025 do concurso “Árvore Europeia do Ano”, uma iniciativa que valoriza as árvores antigas e a sua ligação às comunidades. Este concurso, organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, escolhe a árvore portuguesa que representará o país na competição europeia.

Diferente de outras competições que focam na beleza ou no tamanho das árvores, o concurso europeu destaca a sua história e a importância cultural que têm para as pessoas. A UNAC, que organiza o concurso em Portugal desde 2018, visa sensibilizar o público para a proteção e preservação do património natural.

O processo de candidatura está aberto a qualquer entidade ou particular que queira submeter uma árvore. Para participar, é necessário preencher um formulário com a identificação do proponente, uma breve descrição da árvore e da sua relevância histórica e cultural, bem como fotografias. Após a fase de candidaturas, um júri seleciona 10 árvores finalistas, tendo em conta critérios biológicos, estéticos e históricos. As árvores escolhidas serão depois sujeitas a votação pública online.

A árvore com mais votos será anunciada como vencedora nacional e representará Portugal no concurso europeu, cuja cerimónia de entrega de prémios decorrerá em Bruxelas, em 2025. Desde 2018, árvores icónicas como o Sobreiro Assobiador, de Águas de Moura, e o Eucalipto de Contige, de Sátão, têm sido as representantes portuguesas.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Ministra do Ambiente inaugurou estações de tratamento de água no Alentejo no valor de 5,7 M€

A ministra do Ambiente e Energia inaugurou hoje duas estações de tratamento de águas...

Évora: Floresta Nómada promete transformar o Rossio de São Brás muito para além de 2027

A presidente da Associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, considera que a requalificação e...

Julie já deu o primeiro banho de lama no santuário de elefantes do Alentejo (c/vídeo)

A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já deu...

Ministra do Ambiente diz que novo Rossio de São Brás vai ajudar Évora a adaptar-se ao calor

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou, esta terça-feira, em...

Águas do Alto Alentejo com projeto pioneiro de créditos hídricos por eficiência

A Águas do Alto Alentejo (AAA) vai implementar um projeto pioneiro em Portugal de...

Alandroal recebe estafeta internacional pela mobilidade sustentável antes da passagem para Espanha

Alandroal recebe este sábado, 4 de julho, a COP31 Bike Ride – Pedalar pelo...

TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo

O projeto TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo, aproximando...

Governo quer assegurar que refinaria de Sines não sai de Portugal no negócio Galp/Moeve

A ministra do Ambiente e Energia disse hoje que, no âmbito do negócio Galp/Moeve,...