A partir de maio renovação do Cartão de Cidadão será rápido e cómodo

A 20 de Maio entrará em produção uma nova versão do sistema informático de suporte às renovações de Cartão de Cidadão, com optimização do fluxo de atendimento que permitirá a descentralização do serviço aos Espaços do Cidadão, tornando-o mais próximo, mais cómodo, mais rápido, mantendo os padrões de segurança.

A optimização do fluxo resulta da possibilidade de instrução do processo de renovação de cartão de cidadão com os dados já recolhidos no cartão que se apresenta a renovar, nomeadamente impressão digital, fotografia e altura, e desde que os mesmos se mostrem actualizados e com autorização do cidadão.

Podem, assim, beneficiar deste serviço os cidadãos que reúnam ainda as seguintes condições:

– Cidadãos portadores de Cartão de Cidadão;

– Cidadãos com idade igual ou superior a 25 anos;

– Primeiras renovações de cidadãos portadores de Cartão de Cidadão com a validade de 5 anos e desde que o mesmo não se encontre caducado há mais de 30 dias.

Nesta primeira fase, o serviço irá ficar disponível nos Espaços de Cidadão da cidade de Lisboa e respectiva área metropolitana, podendo gradualmente ser alargado a outros Espaços de atendimento locais (por exemplo juntas de freguesia).

Esta parceria com os Espaços do Cidadão abrangerá também o atendimento digital assistido, que passará a ser prestado na modalidade de agendamento prévio. Esta medida arrancará a partir da segunda semana de maio, e para a sua execução, serão contactados os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos que reúnam as condições para efectuar a renovação do cartão de cidadão online, de forma a poderem marcar o dia e hora de deslocação ao Espaço de Cidadão que lhe for mais conveniente para renovar o seu Cartão de Cidadão.

Os Espaços Cidadão passam a constituir um complemento aos actuais balcões do Instituto dos Registos e do Notariado para que o cidadão possa renovar o seu Cartão, nas modalidades de atendimento espontâneo e por agendamento-