A Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz apresenta projecto Projecto Ópera na Escola

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, receberá nos dias 10 e 11 de Maio, o Projecto Ópera na Escola, numa organização da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz.

A Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz aceitou este desafio e vai realizar a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, cujas récitas decorrerão no teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Apostar na construção de uma vivência estética inovadora, através da cooperação entre profissionais (músicos, cantores, técnicos,…) e intervenientes da comunidade escolar, introduzindo desta forma uma perspetiva cultural consistente e relevante, capaz de promover o sucesso escolar e de solidificar e ampliar os saberes escolarizados, são apenas alguns dos objetivos que deram força e forma a este projeto multidisciplinar, iniciado em 2016 e com diversas atividades de mobilização e preparação já realizadas.

Com financiamento do Programa Operacional Portugal 2020, a sua concretização implicou parcerias entre a Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz e diversas entidades, como a Câmara Municipal de Estremoz, entre outras.

No elenco estarão cantores profissionais como Sara Braga Simões, Gisela Sachse, Pedro Telles, Pedro Rodrigues, Pablo Atahualpa, Rui Silva, Luís Rendas Pereira, com a participação da Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade. A ópera tem ainda o contributo de Henrique Silveira (narração e textos).

A encenação é de Paulo Lapa. A cenografia, o design de luz e o design de guarda–roupa estão a cargo de Miguel Massip, Mariana Figueroa e Berta Cardoso, respetivamente