5 comandantes regionais de emergência e proteção civil tomaram hoje posse. José Ribeiro lidera no Alentejo

Proteção Civil

Tomaram ontem posse os cinco comandantes regionais de emergência e proteção civil, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e que se realizou na Sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Esta tomada de posse deu cumprimento ao novo modelo territorial para a proteção civil aprovado pelo Governo.

Os novos comandos regionais de emergência e proteção civil terão a seguinte localização:

⦁ Comando Regional do Norte, em Vila Real;

⦁ Comando Regional do Centro, em Viseu;

⦁ Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo, em Almeirim;

⦁ Comando Regional do Alentejo, em Évora;

⦁ Comando Regional do Algarve, em Loulé.

Os novos comandantes regionais designados, todos originários do sistema de proteção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções, vão ser:

⦁ Como Comandante Regional do Norte: Carlos Alves, atual Comandante Operacional Distrital do Porto. Tenente-Coronel de Infantaria, é licenciado em Ciências Militares e presta serviço na ANEPC desde 2010.

⦁ Como Comandante Regional do Centro: António Ribeiro, atual Comandante Operacional Distrital de Aveiro. Licenciado em Engenharia da Segurança do Trabalho, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2006.

⦁ Como Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo: Elísio Oliveira, atual Comandante Operacional Distrital de Setúbal. Licenciado em Geografia e Desenvolvimento, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2007.

⦁ Como Comandante Regional do Alentejo: José Ribeiro, atual Comandante Operacional Distrital de Évora. Licenciado em Relações Internacionais, é quadro da ANEPC desde 1999.

⦁ Como Comandante Regional do Algarve: Vítor Vaz Pinto, atual Comandante Operacional Distrital de Faro. Licenciado em Proteção Civil, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2004.

Os cinco concursos relativos a estes cargos serão submetidos à CReSAP.