5 Coisas que não deve colocar no ecoponto verde

ecoponto verde

Os últimos dados dizem-nos que a reciclagem cresceu em 2021, o que significa que esta é uma causa que diz cada vez mais aos portugueses. Mas é natural que haja dúvidas. E a RECICLA aqui está para as esclarecer. Desta vez, damos a conhecer o que não deve colocar no ecoponto verde.

Sabemos que o ecoponto verde está destinado ao vidro, mais especificamente às embalagens de vidro. Daí que seja mais conhecido como vidrão. Mas, nem tudo o que é feito de vidro deve lá ser depositado. Ora veja:

Copos de vidro

  • São feitos de vidro, é verdade, mas a composição é diferente das embalagens de vidro, o que significa que, no processo de reciclagem, não vão fundir à mesma temperatura. Quando se partem, o destino deve ser o lixo comum.

Pratos

  • O mais certo é que os pratos, travessas, tijelas e taças sejam feitos de cerâmica, logo não são de vidro, embora possam ter um revestimento vidrado. Aqui, o final dos cacos deve também ser o lixo comum. Colocar indevidamente cerâmicas no ecoponto verde pode danificar a reciclagem do restante material que lá se encontra, podendo vir a produzir-se novas garrafas com defeito e que acabam por ser desperdiçadas.

Pirex

  • O tipo de vidro usado para fazer os tabuleiros e outros objetos de ir ao forno que conhecemos como pirex, fundem a uma temperatura diferente da das embalagens. Se for colocado no ecoponto, prejudica o processo de reciclagem das embalagens como as garrafas, os frascos e boiões. Por isso, mais uma vez, se se partirem devem ir para o lixo comum.

Vidro do chuveiro ou das janelas

  • A questão é a mesma: este vidro funde a uma temperatura diferente do vidro usado para garrafas, boiões e afins, pelo que o seu destino tem de ser o lixo comum.

Lâmpadas

  • É verdade que são de vidro, mas este tem uma composição muito específica. Então o que faz com elas, quando se fundem? Deposite num contentor para equipamentos elétricos e eletrónicos.

Ajudámos? Ainda bem! Mas, aqui fica uma dica simples para não se enganar: no ecoponto verde só cabem embalagens (exemplo: garrafas de azeite, vinho, águas, frascos de conservas, boiões de doce ou iogurtes). Ora, nenhum dos exemplos acima é uma embalagem, pelo que não é lá o seu lugar.

Se ainda assim, tiver dúvidas, saiba que o Gervásio tem todo o prazer em ajudar: basta falar com ele através do WhatsApp.

Fonte: Recicla