InícioÚltimas40% dos espaços da...

40% dos espaços da GNR e PSP inspecionados em 2024 sem privacidade no atendimento, diz IGAI

Quarenta por cento dos postos e esquadras de GNR e PSP inspecionados em 2024 pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não permitiam que o público fosse atendido com “a devida privacidade”, segundo um relatório recente.

De acordo com o Relatório Global ISAP – Inspeções Sem Aviso Prévio (2024), agora divulgado pelo jornal Público e também consultado pela Lusa, no ano passado foram visitados pela IGAI 51 postos da GNR e 18 esquadras da PSP, nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Setúbal, Porto e Vila Real.

Destas subunidades, duas não foram analisadas – uma por estar fechada e outra por estar a funcionar como posto de turismo – e 27 não tinham condições para atender o público com “a devida privacidade”, tendo ainda sido observadas “deficiências na afixação obrigatória” de informação, em particular a identificação da chefia do posto ou esquadra.

Simultaneamente, foram contabilizados 25 espaços sem sala de atendimento à vítima, com os 42 que a têm a assegurarem a privacidade dos ofendidos.

Entre estas, 10 não tinham acompanhamento informático, 20 tinham “um bom estado de conforto” e 22 encontravam-se “em bom estado de conservação”.

Entre as esquadras e postos inspecionados, apenas 33 têm zonas de detenção, tendo a IGAI recomendado o encerramento de cinco – as dos postos territoriais de Esposende, Fundão e Paio Pires, destacamento territorial de Albufeira e esquadra de Chaves – até que fossem solucionados os problemas.

O posto territorial de Paio Pires está igualmente entre as seis subunidades da GNR que os inspetores consideraram não ter condições de funcionamento, propondo a realização de obras ou mesmo a mudança de localização das instalações.

Os restantes são os postos territoriais de Braga, de Olhos de Água, do Tortosendo, de Ermidas do Sado e de Aveiro – Oliveirinha.

O relatório, da autoria de Ana Margarida Maia, inclui também recomendações gerais relativas aos meios operacionais, incluindo a avaliação das condições de segurança das viaturas, a afetação aos polícias e militares de coletes balísticos, capacetes, luvas e bastões, e o reforço e formação do próprio efetivo das duas forças de segurança.

Mais notícias

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...

Detido suspeito de abusar sexualmente e maltratar jovem de 16 anos em Redondo

Um homem de 25 anos foi detido e ficou em prisão preventiva por suspeitas...

PSP deteve nove pessoas em quatro dias em Portalegre e Elvas

A PSP deteve nove pessoas, com idades entre os 21 e os 55 anos,...

Alto Alentejo: Projeto eGuard apresentado aos municípios para reforçar apoio a pessoas vulneráveis

O projeto eGuard, um sistema de teleassistência e monitorização dirigido a pessoas vulneráveis, foi...

GNR detetou este ano mais de 4.000 infrações relacionadas com pneus

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou entre 01 de janeiro e 15 de junho...

Morte de bufo-real em Chança (Alter do Chão): Cidadão acusa SEPNA de “inércia ou incompetência”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o resgate de um bufo-real no concelho de...

Militar da GNR ferido ao tentar impedir um assalto a uma habitação em Elvas (c/vídeo)

(clique aqui para ver o vídeo) Um militar da GNR sofreu ontem ferimentos ligeiros ao...

GNR resgata bufo-real em Alter do Chão

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, no dia 13 de julho, um bufo-real no...

PSP apreende duas armas de fogo num lar do distrito de Beja

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu duas armas de fogo encontradas entre os...