11 Razões para nunca desistir de reciclar

Reciclagem
Imagem ilustrativa

Este fim-de-semana damos-lhe 11 boas razões para que nunca desista de a fazer!

Razões para continuar e até para começar a reciclar

Se ainda tem dúvidas sobre porquê reciclar, damos-lhe boas razões.

  • Reciclar reduz a quantidade de resíduos colocados em aterros ou enviados para incineração. Sabemos que os aterros são o único fim possível para alguns resíduos domésticos, mas, quanto mais tirarmos deste destino, melhor. As embalagens, por exemplo, merecem uma segunda oportunidade e devem ser depositadas nos ecopontos para serem recicladas;
  • Reduz a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza para produzir produtos. Os recursos naturais são finitos, pelo que é fundamental poupá-los e preservá-los para as próximas gerações. As embalagens que descarta, são matéria-prima valiosa!
  • Permite poupar água e energia. Afinal, há um grande consumo destes recursos na produção de embalagens novas.
  • Reduz a quantidade de poluição emitida, nomeadamente de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases envolvidos no chamado efeito de estufa e nas alterações climáticas. É que tanto a extração de matérias-primas como o fabrico de novas embalagens libertam estas substâncias para a atmosfera;
  • Diminui a contaminação dos solos e dos cursos de água. Quanto menos resíduos forem deixados a céu aberto, menos químicos se infiltram na terra e chegam às águas subterrâneas, atingindo rios e mares e ameaçando as espécies;
  • Proporciona maior qualidade de vida. Basta pensar na diminuição da poluição: respira-se melhor e previnem-se as doenças respiratórias.

Ainda precisa de mais razões para reciclar?

Provavelmente, não, mas deixamos algumas curiosidades que podem ser inspiradoras. Assim, sabia que:

  • Ao reciclar cinco garrafas de plástico é possível produzir uma t-shirt XL? Ou que bastam 35 garrafas para fazer o enchimento de um saco-cama?
  • Ao colocar uma garrafa de vidro no ecoponto, está a permitir poupar energia suficiente para ter uma lâmpada de 100 watts acesa durante quatro horas?
  • O vidro pode ser usado infinitamente, pelo que cada tonelada de vidro dá origem a aproximadamente uma tonelada de vidro novo?
  • Por cada tonelada de papel reciclada são poupadas entre 15 a 20 árvores?
  • Ao reciclar apenas uma lata de alumínio consegue-se poupar energia necessária para ter uma televisão ligada durante três horas?

Sabia que há reciclagem em Portugal há pelo menos 25 anos?

A reciclagem das embalagens começou há 25 anos em Portugal e de ano para ano cada vez mais pessoas adotam este gesto tão simples.

Senão, vejamos os dados mais recentes partilhados pela Sociedade Ponto Verde. No primeiro trimestre deste ano, foram encaminhadas para reciclagem mais de 105 mil toneladas de embalagens. É um crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Para estas contas positivas, o vidro foi o material que mais contribuiu: o aumento entre os dois trimestres homólogos foi de 9%.  As embalagens de plástico também tiveram um bom desempenho. Os portugueses colocaram no ecoponto mais de 19 mil toneladas, o que corresponde a uma subida de 6%. Quanto aos materiais de papel e cartão, os ecopontos espalhados pelo país receberam mais de 33 mil embalagens, o que dá mais 3% do que no primeiro trimestre de 2021.

Fonte: Recicla